Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1164
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dc.contributor.authorANDRADE, CAMILA FERNANDA DE FREITAS-
dc.date.accessioned2019-05-16T22:29:45Z-
dc.date.available2019-05-16T22:29:45Z-
dc.date.issued2014-12-30-
dc.identifier.citationA tecnologia causou grandes mudanças na sociedade atual, no aspecto educacional não foi diferente. A obtenção de informação tornou-se uma tarefa relativamente simples, contudo, a confiabilidade dessa informação é uma preocupação cada vez mais eminente. Diferentemente de algumas décadas, atualmente, o professor tem, na verdade, a função de auxiliar os alunos a construir conhecimento e utilizar informações de diversas fontes, mas sabendo reconhecer quais informações são realmente válidas. Integrar a tecnologia no ambiente educacional contribui na comunicação, na troca recíproca entre professores e alunos. Inúmeros educadores utilizam portais para realizar esta comunicação, é possível deparar-se facilmente na internet com portais que utilizam ferramentas que disponibilizam o material de maneira desorganizada: conteúdos difíceis de encontrar devido a uma estrutura organizacional complexa e confusa, as informações não estão bem organizadas, os elementos geram desconforto visual. Ou seja, existe uma série de fatores que não contribuem para seu bom uso acarretando o insucesso do ambiente de aprendizagem. O presente estudo propõe a criação de um ambiente de aprendizagem online caracterizado por um portal, dando a professores e alunos a possibilidade de transmitirem conhecimento de maneira organizada, visando uma melhoria no aprendizado dos educandos e uma comunicação facilitada entre docentes e discentes. Para o desenvolvimento do portal foi necessário realizar a especificação de requisitos, também foi preciso identificar os requisitos mais importantes aos alunos a fim de proporcionar acesso rápido aos conteúdos prioritários, com base nessas informações elaborou-se o wireframe, e em seguida o layout foi criado fundamentado nas dez heurísticas de usabilidade escritas por Jakob Nielsen. Após as etapas brevemente descritas anteriormente, desenvolveu-se de fato o Portal do Professor que foi submetido a uma avaliação constituída por 23 questões, pelas quais 27 alunos do Curso de Ciência da computação participaram respondendo-as. De acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que o portal obteve aceitação de usabilidade. Palavras-chave: Professor; Tecnologia; Aprendizagem; Usabilidade; Portal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1164-
dc.language.isootherpt_BR
dc.titlePROPOSTA DE INTERFACE PARA O PORTAL DO PROFESSOR, UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO PRESENCIALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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