Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1324
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDUARTE, Chirley Batista Amaral-
dc.date.accessioned2019-05-27T16:35:57Z-
dc.date.available2019-05-27T16:35:57Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1324-
dc.description.abstractThis concepts about people with visual impairment, blindness and low vision, a brief history about special education in Brazil and explanations of the origin and structure of Braille. Based on the conceptualization, the Pedagogic Support Center of the State of Espírito Santo is presented, emphasizing the work that it does in the support to students with visual deficiency of the state public network. The relevance of the CAP / ES is justified in the results obtained in the interviews applied to teachers, students and family, showing the importance of the Center in the cognitive and social development of the visually impaired person. After analyzing the theoretical framework and the interviews carried out, it was verified that the pedagogical support of the CAP / ES is essential for the school development of its students, giving them opportunities and a sense of citizenship, thus being an indispensable tool for access to a quality and inclusive education.pt_BR
dc.description.sponsorshipTraz conceitos sobre as pessoas com deficiência visual, cegueira e baixa visão, um breve histórico sobre a educação especial/inclusiva no Brasil e explicações da origem e estrutura do Braille. Com base na conceituação, é apresentado o Centro de Apoio Pedagógico do Estado do Espírito Santo, dando ênfase ao trabalho que faz no apoio aos alunos com deficiência visual da rede pública estadual. A relevância do CAP/ES é justificada nos resultados obtidos nas entrevistas aplicadas aos professores, alunos e familiares, mostrando a importância do Centro no desenvolvimento cognitivo e social da pessoa com deficiência visual. Após a análise do referencial teórico e das entrevistas realizadas, constatou-se que o apoio pedagógico do CAP/ES é primordial para o desenvolvimento escolar dos seus alunos, dando-lhes oportunidades e senso de cidadania, sendo assim uma ferramenta indispensável para o acesso à uma educação de qualidade e inclusiva.pt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectdeficiente visualpt_BR
dc.subjectPedagógicopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO PAPEL DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO - CAP/ES NO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pós Doctum( Educação Especial Inclusiva) CAPES.pdf257.04 kBAdobe PDFVer/Abrir
Pós Doctum( Educação Especial Inclusiva) CAPES.pdf257.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.