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http://hdl.handle.net/123456789/1579
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LUZIA, JEAN PAULO FIGUEIREDO | - |
dc.contributor.author | PIMENTEL, MARCOS VINICIOS | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-14T18:27:16Z | - |
dc.date.available | 2019-06-14T18:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Orientadora: Ana Paula Valentin Pereira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1579 | - |
dc.description | A educação ambiental é um assunto que vem sendo tratado desde o século XIX devido a preocupação com a disponibilidade dos recursos naturais. Seu conteúdo é fundamental para a formação do cidadão consciente. Através dela as pessoas conhecem os problemas que algumas ações da humanidade podem causar a natureza e através disso buscam estudar medidas para amenizar ou evitar o impacto. A educação ambiental também tem como ponto importante apresentar formas de desenvolvimento que não provoquem prejuízos para a sociedade e a natureza. Um dos primeiros contatos com a educação ambiental deve ser oferecido pela escola, é lá onde o senso crítico do aluno se desenvolve, através do ensino e suas aplicações práticas. O professor consegue relacionar o material de ensino ao dia a dia do aluno, a aprendizagem pode se tornar algo mais fácil, ajudando o aluno a investigar suas ações e atividades. O trabalho mostrou a importância da educação ambiental através da montagem de uma horta, para entender as relações que esta tem com os fungos. Para isso foi feita uma horta na escola com o auxílio de vinte e dois alunos do 6º e 7º ano (metade de cada turma) da escola Paulo Freire para mostrar na prática as aplicações dos conceitos apresentados sobre a educação ambiental e de como os fungos podem agir com relação às plantas utilizadas. O conteúdo de fungos presente no livro didático segundo os alunos é fácil de entender, porém o seu conhecimento mostra-se muito limitado. O mesmo é possível observar com relação ao conhecimento para tentar amenizar os impactos causados pela montagem de um horta. Os fungos acabam sendo vistos como um agente prejudicial sempre, e quando uma planta apresenta sinais de contagio os alunos não conhecem as medidas que devem ser tomadas para realizar um descarte adequado que não cause impactos ao meio ambiente e a si mesmos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Horta | pt_BR |
dc.subject | Fungos | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTALTRABALHANDO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PARA PREVENIR E ORIENTAR PROBLEMAS CAUSADOS POR FUNGOS EM HORTAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDUCAÇÃO AMBIENTALTRABALHANDO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PARA PREVENIR E ORIENTAR PROBLEMAS CAUSADOS POR FUNGOS EM HORTAS.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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