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http://hdl.handle.net/123456789/1624
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PULSZ, BRUNA FERREIRA | - |
dc.contributor.author | JESUS, SIRLANE SOUZA DE | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T17:49:56Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T17:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao curso de Ciências Biológicas das Faculdades Doctum de Serra, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas. Área de Concentração: Educação. Orientador: Prof.ª Msc. Rosangela Aparecida Müller de Barros. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1624 | - |
dc.description | A evolução pode ser definida como mudanças nos organismos ao longo do tempo. A teoria da evolução instituída por Darwin surgiu com uma interpretação divergente à ideia de criação do livro de Gêneses da Bíblia, que se baseia em criação por uma divindade suprema. Sabe-se, portanto, que o criacionismo e a evolução, desde então, tomaram diversas discussões pelo mundo, se tornando um desafio para professores com formação em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular de base religiosa e outra pública laica, e teve por objetivo identificar se existe influência da religião durante o aprendizado e ensino de evolução nas aulas de biologia no ensino médio. Para isso, foram analisados a metodologia do professor e o comportamento dos estudantes em sala de aula, além da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas à evolução e ao criacionismo. Os resultados obtidos apontaram que o grupo escolhido para investigação se mostrou aberto aos conceitos evolutivos, mesmo possuindo religiões diversas. Constatou-se que, na verdade, há uma deficiência na abordagem do tema e no caráter questionador dos discentes e docentes. Na escola privada, essa deficiência encontrada nos alunos é maior e isso está ligado diretamente ao fato da escola se declarar confessional. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Criacionismo | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NA GRANDE VITÓRIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NA GRANDE VITÓRIA.pdf | 337.17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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