Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1626
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COELHO, FERNANDA BATISTA | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, WESLEY DA SILVA | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T17:56:40Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T17:56:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Doctum Serra, como requisito parcial à obtenção do grau de licenciado em Ciências Biológicas. Área de Concentração: Educação Ambiental Orientador: Prof. Msc. Rosângela Müller de Barros. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1626 | - |
dc.description | O manguezal é um ecossistema muito importante, pois abriga várias espécies de animais, onde estes procuram a proteção do manguezal para se reproduzir e se desenvolver, fatores esses que o caracteriza como berçário de inúmeras espécies. Porém, esse ecossistema vem sofrendo degradação ao logo dos anos com ações antrópicas. Um dos principais meios de se amenizar essas ações é a realização de programas de Educação Ambiental (EA) e a escola é uma modalidade de ensino que tem um papel importante relacionado a isso. Com base nisso, este projeto teve como objetivos avaliar o conhecimento dos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola João Paulo II, localizada dentro do bairro, à respeito do ecossistema de manguezal, com o intuito de concientizá-los sobre a importância desse ecossistema e analisar a eficiência da ação educativa de concientização realizada com os alunos. O presente estudo baseou-se em uma pesquisa quali-quantitativa, direcionado a 141 alunos do período matutino. Um questionário foi aplicado antes e depois de uma palestra, a respeito da importância da conservação dos manguezais.Os resultados obtidos foram de baixo conhecimento em relação ao manguezal local e uma mudança no conhecimento dos alunos ao final do trabalho, o que evidencia a grande importância da abordagem de EA nas escolas. Conclui-se que é de fundamental importância a aplicação de EA nos ambientes escolares para fins de conscientização dos alunos, uma vez que essa aplicação possibilita que os mesmos adquirem um pensamento crítico sobre a proteção, não apenas do manguezal, mas para todos os outros ecossistemas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Poluição | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A POLUIÇÃO DO MANGUEZAL DO BAIRRO JARDIM CARAPINA-SERRA (ES) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A POLUIÇÃO DO MANGUEZAL DO BAIRRO JARDIM CARAPINA-SERRA (ES).pdf | 559.18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.