Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1629
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, JAMILE NEVES | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, MEIRIELY CUSTÓDIO | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T18:04:53Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T18:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na faculdade Doctum-Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito básico à conclusão do curso de Ciências Biológicas, sob a orientação da Prof.ª Msc. Sandileuza Pereira da Silva. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1629 | - |
dc.description | Os professores de Ciências Naturais, se deparam diariamente com a dificuldade na aprendizagem e com a desmotivação dos alunos na sala de aula. Para que ocorra uma aprendizagem significativa, deve ser oferecida aos alunos uma ampla diversidade de tarefas, incluindo aquelas que possuem aspecto lúdico. O emprego de jogos no ensino de Ciências, representa uma ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática, além de melhorar consideravelmente a aprendizagem dos conteúdos. O objetivo dessa pesquisa é elaborar, aplicar e avaliar a eficiência de um jogo didático que auxilie no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, abordando conteúdos de histologia. A metodologia desse estudo se deu em três etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário sobre “os tecidos do corpo humano” para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II; a segunda constituiu na aplicação do jogo e posteriormente, na reaplicação do questionário; na terceira etapa foi aplicado outro modelo de questionário a fim de avaliar a opinião dos alunos em relação à metodologia utilizada. Verificou-se que a elaboração do jogo didático utilizado como recurso educacional, contribuiu para o melhor entendimento do conteúdo. Sendo assim, a utilização de jogos como prática de ensino se caracteriza como uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre aluno/professor. A função educativa do jogo foi facilmente identificada durante sua aplicação. Observou-se que esse recurso didático favorece a aquisição do conhecimento em clima de prazer e alegria. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES): PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf | 475.6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.