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dc.contributor.authorBASILIO, Rafael Pereira-
dc.contributor.authorCAMILLATO, Ronaldo Junior-
dc.contributor.authorLOPES, Fernanda Pinto-
dc.date.accessioned2019-07-23T19:22:29Z-
dc.date.available2019-07-23T19:22:29Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationProfessor Orientador: ROSADAS, Sidney de Carvalho-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1798-
dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar as prováveis contribuições da prática de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento social-afetivo, motor e cognitivo de alunos com deficiência intelectual e múltiplas. O estudo foi de natureza qualitativa com delineamento exploratório, quanto ao método, a pesquisa-ação foi aquele que se apresentou mais adequado à nossa proposta. Buscou-se observar os elementos supracitados através de nove intervenções, com uso de atividades lúdicas como elementos norteadores das práticas. A coleta de dados foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Município de Serra – ES, a pesquisa contou com a participação de 25 alunos, com faixa etária de 13 a 45 anos, no período de 17 de agosto a 19 de outubro de 2018. Os resultados sinalizaram que os jogos e brincadeiras proporcionam um ambiente de aprendizagem onde os educandos são desafiados por suas regras e dinâmica, fazendo com que suas relações sociais sejam exercitadas a todo o tempo. Este ambiente também é profícuo para as manifestações afetivas que nem sempre foram positivas, exigindo uma intervenção individualizada para estes casos. Concluímos que os jogos e brincadeiras são boas opções de trabalho para os profissionais que atuam com deficientes intelectuais e múltiplos.pt_BR
dc.description.abstractThis research had as general objective the study of the probable contributions that practices of play and games in Physical Education classes have on the social-affective, motor and cognitive development of students with intellectual disability and multiple. The study had a qualitative nature with an exploratory design, as far as the method was concerned, action research was the one that presented the most adequate to our proposal. It was sought to observe the aforementioned elements through nine interventions, with the use of ludic activities as guiding elements of the practices. The data collection was carried out in the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE), of the Municipality of Serra - ES, the research had the participation of 25 students, aging from 13 to 45 years, in the period of August 17 on October 19, 2018. The results indicate that play and games provide a learning environment where learners are challenged by their rules and dynamics, making their social relations to be exercised at all times. This environment is also beneficial for affective manifestations that have not always been positive, requiring an individualized intervention for those cases. We conclude that play and games are good work options for professionals who work with the intellectual handicapped and multiple.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEducação física adaptadapt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA RELEVÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLASpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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