Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1913
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUIMARÃES, CECÍLIA HENRIQUE DA MOTA-
dc.contributor.authorROCHA, RITA DE FÁTIMA CREMASCO-
dc.date.accessioned2019-07-31T17:26:55Z-
dc.date.available2019-07-31T17:26:55Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho apresentado à faculdade DOCTUM como Trabalho de Conclusão de Curso para aprovação no curso de psicologia. Orientadora: Prof. Leonardo Guerra.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1913-
dc.descriptionO Transtorno do Espectro Autista – TEA, antes considerado um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – TID, após modificação, na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V (APA, 2013), passou a abranger uma nova classificação nosológica, importante para o diagnóstico diferencial do TEA. Por abranger aspectos como a dificuldade de interação social e da linguagem, além de comportamentos estereotipados, com interferências sensório-perceptivas, incluídas recentemente, incorrem em um critério diagnóstico em grupos inter-relacionados, que indicam a presença de alterações desenvolvimentais anteriores ao próprio surgimento dos déficits que caracterizam o quadro autista McPartland; REICHOW; VOLKMAR, (2012); ADRIEN et al., (1993). Deste modo, faz-se necessário reconhecer que estudos e contribuições de várias vertentes do conhecimento, desde a atual psicanalise até a neurociência, contribuem no melhor entendimento do quadro autista. Portanto, objetivou-se através de pesquisas bibliográficas melhor entender o diagnóstico diferencial de crianças com TEA e, consequentemente, o âmbito familiar, buscando compreender as necessidades e como lidar com o diagnóstico de TEA. Os resultados obtidos com a revisão apontam, de maneira geral, que uma das primeiras dificuldades é viabilizar o diagnóstico e suporte familiar conjuntos, visando estratégias de enfrentamento e construção de redes de apoio tanto para os pacientes quanto para as famílias envolvidas no tratamento do transtorno do espectro autista – TEA.pt_BR
dc.description.abstractThe Autistic Spectrum Disorder (TEA), previously considered an Invasive Developmental Disorder (TID) after modification in the fifth edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM V (APA, 2013), now includes a new nosological classification, important for differential diagnosis of TEA. Because they cover aspects such as the difficulty of social interaction and language, besides stereotyped behaviors, with sensory-perceptual interferences, recently included, they have a diagnostic criterion in interrelated groups, which indicate the presence of developmental alterations prior to the deficits that characterize the autistic picture (McPartland, REICHOW, VOLKMAR, (2012), ADRIEN et al., (1993). Thus, it is necessary to recognize that studies and contributions from various aspects of knowledge, from the current psychoanalysis to the neuroscience, contribute in the better understanding of the autistic picture. Therefore, the objective of this study was to better understand the differential diagnosis of children with ASD and, consequently, the family context, seeking to understand the needs and how to deal with the diagnosis of ASD. The results obtained from the review indicate, in a general way, that one of the first difficulties is to enable the diagnosis and support of family members, aiming at coping strategies and the construction of support networks for both patients and families involved in the treatment of the disorder autistic spectrum - TEA.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista – TEApt_BR
dc.subjectDiagnóstico diferencialpt_BR
dc.titleCONSIDERAÇÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E A DIREÇÃO NO TRATAMENTO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.