Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2041
Título: ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA: SISTEMAS ESTRUTURAIS EM CONCRETO ARMADO COM LAJES MACIÇAS E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS
Autores: MARCOS VINÍCIUS FREITAS DA CRUZ
Palavras-chave: concepção estrutural, lajes maciças e laje nervurada.
Data: 10-Dez-2018
Editora: Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de grau de engenheiro civil na Rede Doctum de Ensino Unidade de João Monlevade/MG.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel em Engenheiro Civil no curso de Engenharia Civil, da Faculdade Doctum de João Monlevade.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma analise comparativa entre três sistemas estruturais com ampla aceitação no mercado. Foi proposta a comparação entre o sistema convencional de lajes maciças, convencional de lajes nervuradas pré-moldada treliçada e as lajes lisas nervuradas. Devido à evolução tecnológica da construção e a busca por métodos construtivos alternativos, surge uma vasta opção de concepções estruturais acompanhadas pelo avanço das ferramentas de cálculo estrutural, garantindo ao engenheiro calculista uma alta produtividade e um amplo acesso aos dados, expondo o profissional a um conjunto de sistemas para ser escolhido. Devido às particularidades de cada obra, o método escolhido nunca se tornará padronizado para qualquer outra construção, existe uma série de fatores que junto com a questão econômica estabelecem a ponderação para escolha de um ou outro método estrutural. De imediato é apresentado os sistemas estruturais adotados, relatando as características centrais do sistema, relacionando os conceitos básicos normativos e listando suas vantagens e desvantagens. Posteriormente é demonstrado o edifício modelo no qual servirá de base para aplicação das diferentes concepções estruturais e são abordados os critérios técnicos de projeto a serem seguidos. Na sequencia é feito o dimensionamento estrutural via ferramenta computacional e em seguida é obtido os quantitativos de serviços para cada modelo estrutural. Dando continuidade, é feito a composição de custos para os serviços levantados e a partir de então se torna possível precificar cada uma das três metodologias. Por fim é feita a análise comparativa entres os sistemas abordados, onde fica evidenciado que a laje pré-moldada e a laje nervurada obtiveram custos finais praticamente idênticos, porém, pela facilidade na oferta de recursos encontrados na região do projeto, a melhor opção a ser escolhida é a laje pré-moldada. Com isso, cria-se uma ferramenta de parâmetro auxiliando na escolha do modelo estrutural para obras com perfil semelhante ao abordado nessa pesquisa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2041
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estudo de viabilidade financeira sistemas estruturais em concreto armado com lajes maciças e estr.pdf3.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.