Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3251
Título: ANÁLISE DA SOLVÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CARATINGA NOS ANOS DE 2016 E 2017
Autores: YANI DE SOUZA OLIVEIRA, BRENDA
MEDINA FERREIRA, MARIANA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente estudo teve como objetivo analisar se existe correlação entre os índices de solvência e endividamento para com os partidos políticos que estiveram no poder nos anos de 2016 e 2017, dos dez maiores municípios em nível populacional da microrregião de Caratinga, ou seja, se o cenário das finanças públicas nos anos em questão tem alguma correlação relevante ou se apresentam uma influência política de um determinado partido ou de outro para melhor ou pior índice. Teve como método o caráter descritivo, abordagem de pesquisa quantitativa e pesquisa bibliográfica, sendo utilizados artigos, livros e leis, bem como o devido portal da transparência, de onde foram coletados os dados para calcular os índices. Com os dados coletados, aplicaram-se as fórmulas para apresentar os devidos resultados. Deste modo, infere-se que os resultados indicaram uma baixa correlação entre as variáveis, o que não nos permite afirmar que os índices bons ou ruins estão relacionados com a gestão política de cada partido, ou seja, não é possível afirmar que os partidos políticos tiveram uma influência negativa ou positiva na análise patrimonial. Palavras-chave: Municípios; análise; solvência e endividamento.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Caratinga como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da Professora Aucione Aparecida Barros Guimarães.
Descrição: O presente estudo teve como objetivo analisar se existe correlação entre os índices de solvência e endividamento para com os partidos políticos que estiveram no poder nos anos de 2016 e 2017, dos dez maiores municípios em nível populacional da microrregião de Caratinga, ou seja, se o cenário das finanças públicas nos anos em questão tem alguma correlação relevante ou se apresentam uma influência política de um determinado partido ou de outro para melhor ou pior índice. Teve como método o caráter descritivo, abordagem de pesquisa quantitativa e pesquisa bibliográfica, sendo utilizados artigos, livros e leis, bem como o devido portal da transparência, de onde foram coletados os dados para calcular os índices. Com os dados coletados, aplicaram-se as fórmulas para apresentar os devidos resultados. Deste modo, infere-se que os resultados indicaram uma baixa correlação entre as variáveis, o que não nos permite afirmar que os índices bons ou ruins estão relacionados com a gestão política de cada partido, ou seja, não é possível afirmar que os partidos políticos tiveram uma influência negativa ou positiva na análise patrimonial. Palavras-chave: Municípios; análise; solvência e endividamento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3251
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana .pdf360.74 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.