Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3254
Título: APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO ORÇAMETÁRIO DA ANUALIDADE NA CONTABILIDADE PÚBLICA NA REGIÃO DE CARATINGA/MG
Autores: LOPES, ANTÔNIO
FONTES, LUANA
DE SOUZA CAMPOS, SABRINA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O que se aborda neste estudo é a aplicação dos princípios orçamentários na contabilidade pública. Sabe-se que o orçamento público, desde sua elaboração e até sua execução é regulamentado pela legislação brasileira e regido por princípios como a universalidade, publicidade, anualidade, dentre outros. No entanto, nem todos os orçamentos públicos recebem a devida atenção quanto ao respeito aos princípios orçamentários. Em tais casos, os envolvidos no processo poderão ser enquadrados na lei de responsabilidade fiscal, ficando sujeitos às sanções descritas na lei. Desta forma, a compreensão dos fatores envolvidos nessa questão é de suma importância para que as escriturações contábeis do ente político sejam consideradas adequadamente. Dito isto, esta pesquisa abordará de maneira objetiva a elaboração do orçamento público com base nos princípios orçamentários descritos na legislação brasileira, bem como sua execução, embasado em legislação, em autores que descreveram o assunto e na coleta de dados em campo de pesquisa. Palavras-chave: orçamento público, princípios orçamentários, contabilidade pública.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Caratinga, como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof. Vagner Bravos Valadares
Descrição: O que se aborda neste estudo é a aplicação dos princípios orçamentários na contabilidade pública. Sabe-se que o orçamento público, desde sua elaboração e até sua execução é regulamentado pela legislação brasileira e regido por princípios como a universalidade, publicidade, anualidade, dentre outros. No entanto, nem todos os orçamentos públicos recebem a devida atenção quanto ao respeito aos princípios orçamentários. Em tais casos, os envolvidos no processo poderão ser enquadrados na lei de responsabilidade fiscal, ficando sujeitos às sanções descritas na lei. Desta forma, a compreensão dos fatores envolvidos nessa questão é de suma importância para que as escriturações contábeis do ente político sejam consideradas adequadamente. Dito isto, esta pesquisa abordará de maneira objetiva a elaboração do orçamento público com base nos princípios orçamentários descritos na legislação brasileira, bem como sua execução, embasado em legislação, em autores que descreveram o assunto e na coleta de dados em campo de pesquisa. Palavras-chave: orçamento público, princípios orçamentários, contabilidade pública.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3254
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC Antônio Luana Sabrina.pdf497.5 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.