Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3271
Título: ESTUDO DE FLECHAS EM LAJES MACIÇAS E LAJES NERVURADAS DE CONCRETO ARMADO EM FUNÇÃO DO VÃO.
Autores: DA PAIXÃO MONTEIRO, MARA
SILVA VENÂNCIO, MICHELLE
Data: 30-Dez-2019
Editora: 7 RESUMO Vencer grandes vãos é muita das vezes uma necessidade estrutural ou uma questão estética proposta por arquitetos. Engenheiros civis tem como responsabilidade fazer com que esses grandes vão sejam alcançados e que ele não apresente deformações excessivas flechas, que prejudique ou provoque visualmente um desconforto aos usuários. Assim a fim de se saber o estado limite de serviço usa-se limitar as flechas, o objetivo é saber em que vão para lajes maciças e lajes nervuradas, o estado limite de serviço deixa de atender a NBR 6118:2014. Para o dimensionamento será utilizado o método de análise plástica por meio de serie, após o dimensionamento é feito uma análise com o maior vão alcançado sem deformação e o vão que apresentou deformação para ambas as lajes. As lajes maciças alcançaram um vão de 10 m para a altura de 21 cm, a mesma para uma altura econômica alcançou o vão de 7 m sendo esses os vão limite que apresentam flechas. Para lajes nervuradas o vão limite ficou em 12 m, para a cubeta ATEX 650, podendo se encontrar vãos maiores usando cubetas de dimensão maiores. Palavras-chave: Lajes maciças. Lajes nervuradas. Estado limite de deformações. Flechas.
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Estruturas de concreto Armado. Orientador: José Salvador Alves
Descrição: 7 RESUMO Vencer grandes vãos é muita das vezes uma necessidade estrutural ou uma questão estética proposta por arquitetos. Engenheiros civis tem como responsabilidade fazer com que esses grandes vão sejam alcançados e que ele não apresente deformações excessivas flechas, que prejudique ou provoque visualmente um desconforto aos usuários. Assim a fim de se saber o estado limite de serviço usa-se limitar as flechas, o objetivo é saber em que vão para lajes maciças e lajes nervuradas, o estado limite de serviço deixa de atender a NBR 6118:2014. Para o dimensionamento será utilizado o método de análise plástica por meio de serie, após o dimensionamento é feito uma análise com o maior vão alcançado sem deformação e o vão que apresentou deformação para ambas as lajes. As lajes maciças alcançaram um vão de 10 m para a altura de 21 cm, a mesma para uma altura econômica alcançou o vão de 7 m sendo esses os vão limite que apresentam flechas. Para lajes nervuradas o vão limite ficou em 12 m, para a cubeta ATEX 650, podendo se encontrar vãos maiores usando cubetas de dimensão maiores. Palavras-chave: Lajes maciças. Lajes nervuradas. Estado limite de deformações. Flechas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3271
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tcc completo08-08 - Copia - Copia[2305843009220853038].pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.