Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3353
Título: FERRAMENTAS DE GESTÃO COMO MINIMIZAÇÃO DAS MORTALIDADES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE CARATINGA – MG
Autores: PINTO, ÍCARO JANUÁRIO
Data: 30-Dez-2019
Editora: O tema proposto tem relação direta com o alto índice de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, visto que, as MPE’s são de extrema importância para a economia do país, pois são responsáveis por mais da metade de geração de empregos, e tem uma representatividade forte no PIB brasileiro. Mesmo com a importância delas na economia, muitas não conseguem completar seu segundo ano de atividades por diversos condicionantes que causam essa mortalidade precoce, como a falta de planejamento, falta de uma gestão eficiente, falta de conhecimento técnico, controle e avialiação de mercado. Existem diversas ferramentas que auxiliam o gestor a gerir o negócio de forma eficaz, fazer um planejamento prévio e uma pesquisa de mercado, além de conseguir visualizar o mercado com uma visão holistíca, facilitando assim nas tomadas de decisões. Por tudo isso, é defendido nesta pesquisa que o empreendedor precisa usar técnicas da administração para ajudá-lo a se manter no mercado, visto que a cada dia o mercado fica cada vez mais competitivo, com mudanças a todo momento, e, é necessário ficar atento e enxergar todas as oportunidades que o mercado oferece para se destacar e ter um diferencial competitivo dentro da organização. Palavras-chave: Planejamento. Oportunidades. Mortalidade. Micro e Pequenas Empresas.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do curso de Administração das Faculdades Doctum de Caratinga, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob a orientação do Professor Luciano de Souza Lucas.
Resumo: O tema proposto tem relação direta com o alto índice de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, visto que, as MPE’s são de extrema importância para a economia do país, pois são responsáveis por mais da metade de geração de empregos, e tem uma representatividade forte no PIB brasileiro. Mesmo com a importância delas na economia, muitas não conseguem completar seu segundo ano de atividades por diversos condicionantes que causam essa mortalidade precoce, como a falta de planejamento, falta de uma gestão eficiente, falta de conhecimento técnico, controle e avialiação de mercado. Existem diversas ferramentas que auxiliam o gestor a gerir o negócio de forma eficaz, fazer um planejamento prévio e uma pesquisa de mercado, além de conseguir visualizar o mercado com uma visão holistíca, facilitando assim nas tomadas de decisões. Por tudo isso, é defendido nesta pesquisa que o empreendedor precisa usar técnicas da administração para ajudá-lo a se manter no mercado, visto que a cada dia o mercado fica cada vez mais competitivo, com mudanças a todo momento, e, é necessário ficar atento e enxergar todas as oportunidades que o mercado oferece para se destacar e ter um diferencial competitivo dentro da organização. Palavras-chave: Planejamento. Oportunidades. Mortalidade. Micro e Pequenas Empresas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3353
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC BANCA CORRIGIDO 03.01.20 OFICIAL.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.