Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3359
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURA MISTA DE AÇO E CONCRETO E ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO NA AMPLIAÇÃO DAS FACULDADES DOCTUM DE CARATINGA-MG
Autores: MIRANDA, DEBORA
SILVA, THAISON
Data: 30-Dez-2019
Editora: Visando a comparação econômica na construção civil a pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de custos de dois sistemas estruturais. O trabalho segue a metodologia de elaborar um dimensionamento de uma estrutura mista aço-concreto para a ampliação das Faculdades Doctum de Caratinga utilizando o software Cypecad, elaboração de dois orçamentos e cronogramas para a estrutura mista e um para a estrutura de concreto armado a partir do programa de planilhas Excel utilizando a tabela SETOP como referência de custos. Após apresentar os resultados do dimensionamento, orçamento e cronograma é feito uma análise dos mesmos para apresentar a conclusão de qual sistema construtivo é mais viável para a execução dessa estrutura. Tendo como justificativa que a faculdade está sendo ampliada em período letivo e por isso além da economia o tempo de execução é fundamental para a construção. Conclui-se que ambos os métodos construtivos são de extrema relevância para construção civil, sendo misto aço e concreto apresentando um prazo construtivo menor. Por outro lado, o sistema construtivo de concreto armado tem sua vantagem no custo de execução. Palavras-chave: Estrutura mista. Concreto armado. Orçamento. Cronograma.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Caratinga com requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Orçamento Professor Orientador: José Salvador Alves.
Resumo: Visando a comparação econômica na construção civil a pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de custos de dois sistemas estruturais. O trabalho segue a metodologia de elaborar um dimensionamento de uma estrutura mista aço-concreto para a ampliação das Faculdades Doctum de Caratinga utilizando o software Cypecad, elaboração de dois orçamentos e cronogramas para a estrutura mista e um para a estrutura de concreto armado a partir do programa de planilhas Excel utilizando a tabela SETOP como referência de custos. Após apresentar os resultados do dimensionamento, orçamento e cronograma é feito uma análise dos mesmos para apresentar a conclusão de qual sistema construtivo é mais viável para a execução dessa estrutura. Tendo como justificativa que a faculdade está sendo ampliada em período letivo e por isso além da economia o tempo de execução é fundamental para a construção. Conclui-se que ambos os métodos construtivos são de extrema relevância para construção civil, sendo misto aço e concreto apresentando um prazo construtivo menor. Por outro lado, o sistema construtivo de concreto armado tem sua vantagem no custo de execução. Palavras-chave: Estrutura mista. Concreto armado. Orçamento. Cronograma.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3359
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC - Debora e Thaison corrigido.pdf2.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.