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dc.contributor.authorPEREIRA, ANDRÉ LUIZ VIEIRA AGOSTINHO-
dc.date.accessioned2020-03-19T13:53:43Z-
dc.date.available2020-03-19T13:53:43Z-
dc.date.issued2019-12-30-
dc.identifier.citationTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Projeto de Estradas. Orientador (a): Sanderson Dutra Rocha Gouvêa.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3360-
dc.description.abstractO mundo moderno trouxe consigo novas tecnologias que estão cada vez mais próximos da vida dos seres humanos, porém muita das vezes o mundo pode não estar preparado para tanto avanço tecnológico em pouco intervalo de tempo. Como exemplo disso podemos citar os automóveis, cada vez mais rápidos e modernos e submetidos a trafegar em rodovias ultrapassadas e defeituosas podendo causar acidentes. No Brasil isso acontece bastante, independente do automóvel, vários acidentes ocorrem em todo país causados por estradas cheias de buracos e sem manutenção. Esses acidentes custam caro para os envolvidos e para o próprio país, custo que poderia ser investido na manutenção preventiva. Por esse e mais motivos apresentados, o presente trabalho tem como objetivo o estudo de caso de uma curva horizontal de transição de uma rodovia federal brasileira a BR-116 no km 489, denominada Rodovia Santos Dummont, onde foi analisado seu estado atual através do levantamento topográfico e comparado com os devidos manuais estabelecidos pelos departamentos competentes. Dos resultados foi observado elementos geométricos fora do previsto nos manuais, sendo apresentado ao final as devidas melhorias para cada situação encontrada.pt_BR
dc.publisherO mundo moderno trouxe consigo novas tecnologias que estão cada vez mais próximos da vida dos seres humanos, porém muita das vezes o mundo pode não estar preparado para tanto avanço tecnológico em pouco intervalo de tempo. Como exemplo disso podemos citar os automóveis, cada vez mais rápidos e modernos e submetidos a trafegar em rodovias ultrapassadas e defeituosas podendo causar acidentes. No Brasil isso acontece bastante, independente do automóvel, vários acidentes ocorrem em todo país causados por estradas cheias de buracos e sem manutenção. Esses acidentes custam caro para os envolvidos e para o próprio país, custo que poderia ser investido na manutenção preventiva. Por esse e mais motivos apresentados, o presente trabalho tem como objetivo o estudo de caso de uma curva horizontal de transição de uma rodovia federal brasileira a BR-116 no km 489, denominada Rodovia Santos Dummont, onde foi analisado seu estado atual através do levantamento topográfico e comparado com os devidos manuais estabelecidos pelos departamentos competentes. Dos resultados foi observado elementos geométricos fora do previsto nos manuais, sendo apresentado ao final as devidas melhorias para cada situação encontrada.pt_BR
dc.titleESTUDO DO TRAÇADO GEOMÉTRICO DE UMA CURVA NO KM 489 DA BR-116 COM ALTO ÍNDICE DE ACIDENTESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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