Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3414
Título: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ANÁLISE DO IMPACTO DOS REGIMES DE TRIBUTAÇÃO DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO RAMO VAREJISTA DE TINTAS
Autores: GUERRA PENA, JOÃO VITOR
RIBEIRO DE OLIVEIRA, LUCAS
Data: 30-Dez-2019
Editora: O planejamento tributário consiste em um estudo de forma estritamente preventiva, envolvendo a escolha entre alternativas legais, que visam reduzir ou eliminar o ônus tributário pago pelo contribuinte. A implementação deste estudo possui três finalidades: evitar a incidência do fato gerador do tributo; reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; retardar o pagamento do tributo, postergando o seu pagamento sem ocorrência de multa. A questão tributária nas empresas é algo essencial para seu desenvolvimento, dentre os regimes tributários existentes no Brasil temos o Simples Nacional, o Lucro Presumido, o Lucro Real e o Lucro Arbitrado, devendo ser realizado esta opção tributaria sempre no início de cada ano civil, sendo exercida por todo o seu decorrer. Nesta perspectiva vemos a grande necessidade de uma correta decisão de qual seria a melhor opção para empresa. O Brasil apresenta uma alta carga tributária, o planejamento tributário é a principal forma de minimizar o pagamento de tributos de forma lícita, possibilitando que as empresas tenham uma tributação menos onerosa. Diante deste fato o presente estudo terá como o objetivo realizar o planejamento tributário da empresa. Através desta análise, com o objetivo de reduzir os custos e melhorar o desempenho econômico da empresa, pode-se observar qual o melhor regime de recolhimento de impostos no qual a mesma deva se enquadrar. Palavras-chave: Planejamento Tributário, Regimes de Tributação, Tributos.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do curso de Ciências Contábeis, das Faculdades Doctum de Caratinga, como exigência parcial de obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do professor Manoel Richardson Soares Grilli.
Descrição: O planejamento tributário consiste em um estudo de forma estritamente preventiva, envolvendo a escolha entre alternativas legais, que visam reduzir ou eliminar o ônus tributário pago pelo contribuinte. A implementação deste estudo possui três finalidades: evitar a incidência do fato gerador do tributo; reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; retardar o pagamento do tributo, postergando o seu pagamento sem ocorrência de multa. A questão tributária nas empresas é algo essencial para seu desenvolvimento, dentre os regimes tributários existentes no Brasil temos o Simples Nacional, o Lucro Presumido, o Lucro Real e o Lucro Arbitrado, devendo ser realizado esta opção tributaria sempre no início de cada ano civil, sendo exercida por todo o seu decorrer. Nesta perspectiva vemos a grande necessidade de uma correta decisão de qual seria a melhor opção para empresa. O Brasil apresenta uma alta carga tributária, o planejamento tributário é a principal forma de minimizar o pagamento de tributos de forma lícita, possibilitando que as empresas tenham uma tributação menos onerosa. Diante deste fato o presente estudo terá como o objetivo realizar o planejamento tributário da empresa. Através desta análise, com o objetivo de reduzir os custos e melhorar o desempenho econômico da empresa, pode-se observar qual o melhor regime de recolhimento de impostos no qual a mesma deva se enquadrar. Palavras-chave: Planejamento Tributário, Regimes de Tributação, Tributos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3414
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II.pdf1.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.