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http://hdl.handle.net/123456789/3520
Título: | ESTUDO DE VIABILIDADE PROJETUAL NA READEQUAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO CARLOS ALBERTO DE MATTOS EM CARATINGA-MG |
Outros títulos: | ESTUDO DE VIABILIDADE PROJETUAL NA READEQUAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO CARLOS ALBERTO DE MATTOS EM CARATINGA-MG |
Autores: | SOYER, JÚLIO CÉSAR |
Data: | 31-Dez-2020 |
Editora: | O presente estudo trata-se da temática, com propósito de fundamentar o Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Doctum de Caratinga, Minas Gerais, onde o objeto de estudo é o Terminal Rodoviário Carlos Alberto de Mattos neste mesmo município, apresentando sua importância e simbologia como obra pública. Será abordado como metodologia de pesquisa bibliográfica para revisão da literatura, estudos de casos correlatos e analise de campo por meio de medições, registros fotográficos, desenhos esquemáticos e conversas informais com usuário da rodoviária. Dessarte, o trabalho tem como objetivo, desenvolver uma análise sistêmica dos processos construtivos, projetivos e de manutenção de um equipamento público à luz da técnica arquitetônica de intervenção em edifícios denominada retrofit, que visa determinar métodos de renovações e atualizações em projetos mantendo as características inerentes da obra. O intuito é mostrar a atual situação dessa infraestrutura da cidade, destacando os principais pontos que necessitam de mudanças, assim como fornecer estudos, dados e análises, possibilitando futuros projetos de melhoria do terminal por meio de proposta de intervenções, uma vez que se faz necessário a requalificação deste equipamento público a partir de critérios técnicos e olhar sensível para as demandas de seus usuários, e fazer com que este trabalho seja uma forma de contribuição para gestores públicos no direcionamento de futuras intervenções. Com efeito, utilizou-se o referencial teórico, em que foi apontado questões como: acessibilidade e seus fatores de uso do espaço; o transporte rodoviário de passageiros e sua importância; os terminais rodoviários e sua estrutura funcional e por fim um apontamento sobre o retrofit como técnica de intervenção arquitetônica. Palavras-chave: Acessibilidade. Retrofit. Terminal rodoviário. Transporte rodoviário de passageiros. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3520 |
Aparece nas colecções: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheiros deste registo:
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