Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3538
Título: ENGENHARIA CIVIL E SUAS CONSIDERAÇÕES NO ÂMBITO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE HOSPITALAR
Autores: Lopes, Kyvia Aparecida Gurgel Oliveira
Oliveira, Pollyanna Aparecida de
Ribeiro, Ana Junqueira
Palavras-chave: Segurança contra incêndio.
Estabelecimento Assistencial de Saúde
Data: Jan-2020
Citação: Monografia de Conclusão de Curso, apresentada ao curso de Engenharia Civil, Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Resumo: Incêndios acontecem frequentemente, nos mais diversos lugares e por diferentes causas. Contudo, quando ele acontece em ambientes hospitalares, as consequências negativas, tanto material quanto, principalmente, humanas, podem ser irreparáveis. Para que essas consequências sejam minimizadas, foi realizado um estudo de caso na Unidade Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, MG, no qual foi analisado seu Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), projeto este que consta com todos os elementos básicos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e, através de um fluxograma criado neste trabalho, que demonstra as etapas para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), identificou-se que o projeto está na fase de execução. Apesar dos esforços do hospital, existem ainda algumas pendências para garantir a segurança e proteção contra incêndio e pânico, que demandam planejamento, acompanhamento e investimento para que, por fim, o certificado de AVCB seja alcançado. Apesar de o presente trabalho ter analisado de forma pontual um hospital, fica evidente a importância de todo tipo de empreendimento atender às exigências de prevenção e combate a incêndio. Espera-se que esse trabalho contribua com as unidades hospitalares na elaboração de seus projetos de incêndio e obtenção do AVCB.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3538
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
KYVIA APARECIDA GURGEL OLIVEIRA LOPES e POLLYANNA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf1.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.