Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3543
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE DO SISTEMA DESVIUFPE DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS DA CHUVA IMPLANTADO EM UMA RESIDÊNCIA DE JUIZ DE FORAMG
Autores: Oliveira, Dionathan do Nascimento
Martins, Miriane Julia
Silva, Ricardo stahlschmidt Pinto
Palavras-chave: Captação pluvial; Sistema de aproveitamento de água;
Economia; Sustentabilidade.
Data: 2020
Citação: Monografia de Conclusão de Curso, apresentada ao curso de Engenharia Civil, Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Resumo: Diante da escassez de água que afeta muitos países, a conscientização mundial tem sido um suporte para se buscar alternativas que minimizem essa situação. A captação de água de chuva através do Sistema DesviUFPE oferece suporte para transformar vidas, desde o árido/semiárido até a região urbana, adequandose em casas, apartamentos, comércios, entre outros. Além de promover o reaproveitamento da água da chuva, com o sistema, diminui-se o fluxo das águas nas vias e no sistema de drenagem, reduzindo o volume de água pluvial que causa as enchentes. O presente estudo demonstra a viabilidade do Sistema DesviUFPE, instalado em uma residência na cidade de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira, com simplicidade, soluções seguras e práticas. Além de oferecer baixo custo de materiais e ser fácil o manuseio para sua instalação, também oferece vantagens econômicas, como retorno do investimento de sua instalação em determinado prazo, redução de despesas com empresas de saneamento, através da captação de água da chuva para uso não potável.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3543
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dionathan do Nascimento e Miriane Julia.pdf936.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.