Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3547
Título: REQUALIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO URBANA: UMA PROPOSTA PARA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E SEU ENTORNO EM SANTANA DO DESERTO – MG.
Autores: Pereira, Douglas Bastos
Martins, Hudson Gonçalves
Palavras-chave: Patrimônio Histórico e Cultural, espaços livres públicos
requalificação patrimonial, preservação patrimonial
Data: Dez-2020
Citação: Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Área de Concentração: Cidade e Paisagem Orientador: Prof. Hudson Gonçalves Martins
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma pesquisa realizada no bairro Serraria, no município de Santana do Deserto – MG, apresentando a consequência da desvalorização do patrimônio cultural da estação ferroviária de Serraria e seu entorno, como perda da história e da identidade da população, a fim de requalificar o lugar e propor novos usos relacionados a educação, segurança e ao lazer. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa sobre o panorama histórico acerca das estações ferroviárias no Brasil, as referências teóricas que sustentaram e contribuíram para a construção do trabalho, a análise de estudos de caso de projetos elaborados em áreas similares ao local de estudo, o diagnóstico biofísico e sociocultural e um levantamento de dados a respeito dos parâmetros urbanísticos seguindo diretrizes do Plano Diretor do município. Tendo em vista os dados obtidos através das referências teóricas e do levantamento histórico, cultural e social do bairro, os aspectos analisados sobre a localidade da Estação Ferroviária de Serraria são de suma importância, pois através deles pode-se observar e apurar a potencialidade da área a ser explorada assim como as suas dificuldades. Através de entrevistas com os moradores do bairro Serraria, foi notado perspectivas históricas e anseios sobre possíveis usos do espaço. Para tanto, o intuito deste trabalho, para além da requalificação do Patrimônio Histórico e Cultural de Serraria que implica em sua preservação e conservação, busca restabelecer os laços de convivência entre a população nos espaços livres públicos do bairro.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3547
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Douglas Bastos.pdf11.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Douglas Bastos-Proj..pdf32.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.