Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3549
Título: GALERIA SENSORIAL E O SENTIDO DA ARQUITETURA EMOCIONAL NA MEMÓRIA DOS SERES SOCIALMENTE MUDOS E NA CONSCIENTIZAÇÃO DE HUMANOS INDIFERENTES: O HOLOCAUSTO BRASILEIRO EM BARBACENA – MG EM FORMA DE ARQUITETURA
Autores: Nogueira, Heyler Helder Souza
Canônico, Isabela
Palavras-chave: Arquitetura sinestésica
Espaço expositivo.
Data: Dez-2020
Citação: Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Área de Concentração: Interfaces da arquitetura na sociedade Orientador: Prof. MScIsabela Canônico.
Resumo: A pesquisa evidencia um desumano episódio histórico na cidade de Barbacena – MG, denominado pela escritora Daniela Arbex como Holocausto Brasileiro, que causou o genocídio de 60 mil pessoas, como exemplo de acontecimento que deve ser narrado na volumetria de um edifício, mais especificamente uma galeria sensorial. O objetivo é apresentar uma revisão bibliográfica e relatos de casos relacionados à arquitetura sinestésica com contextualização histórica ao holocausto como fundamentação teórica para o desenvolvimento do TCC Il. Foi realizada investigação do fato com base em livros, arquivo iconográficos e documentários, revisão literária sobre teóricos e técnicas da arquitetura sinestésica. Com o estudo de casos foi possível analisar exemplos de edifícios de cunho cultural sensorial. Além disso, foi realizada a análise da concepção e inserção e um diagnóstico macro e micro da localidade foco da pesquisa. O estudo mostra que a vivência em espaços sensoriais desperta a reflexão sobre a complexidade humana gerando a conscientização e humanidade sobre os indesejados sociais que hoje sofrem pela mesma discriminação, preconceito e indiferença que os chamados de loucos do holocausto sofreram.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3549
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Heyler Helder.pdf5.71 MBAdobe PDFVer/Abrir
Heyler Helder-Proj..pdf11.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.