Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3578
Título: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ACORDO COM A EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE DE JORGE VISCA
Autores: Assunção, Andréia Ramos
Araújo, Maria Laura
Palavras-chave: Convergente
Avaliação
psicopedagogia
epistemologia
aprendizagem
Data: 5-Dez-2020
Citação: Professor Orientador: Augusto Cesar Romero de Resende
Resumo: The psychopedagogical assessment seeks to analyze the relationship between the child's academic performance level, age and school year. This analysis seeks to emphasize the areas of reading, writing, mathematics and related skills. This study will investigate the contribution of psychopedagogical assessment and intervention according to Jorge Visca's convergent epistemology. Bearing in mind the importance of psychopedagogy for helping and stimulating learning processes, giving rise to a new way of thinking, feeling and acting. In this way, we seek to investigate whether there was an increase in the number of children with demands for psychopedagogical follow-up, as well as to demonstrate how the psychopedagogical assessment with other methods can help the child, parents and school institutions using the use of strategic instruments. Considering as a base, publications and studies. The information obtained will be analyzed in order to provide elements to achieve the stated objectives. Data collection will be performed through bibliographic searches. Thus, our study pointed out that there are many areas for carrying out studies and that there is still much to discuss on the topic. Finally, after the long journey, we concluded that the convergent epistemology was a theoretical and conceptual framework that greatly helped and helps professionals who are dedicated to working with the learning processes, to understand what happens in each case.
Descrição: A avaliação psicopedagógica busca analisar a relação entre o nível de desempenho acadêmico da criança, sua faixa etária e ano escolar. Esta análise busca enfatizar as áreas de leitura, escrita, matemática e habilidades correlatas. Este estudo indagará a contribuição da avaliação e intervenção psicopedagógica de acordo com a epistemologia convergente de Jorge Visca. Tendo em vista a importância da psicopedagogia para o auxílio e o estímulo dos processos de aprendizagem, dando origem a uma nova forma de pensar, sentir e agir. Desta forma, busca-se investigar se houve aumento no número de crianças com demandas para acompanhamento psicopedagógico, bem como demonstrar como a avaliação psicopedagógica junto a outros métodos podem auxiliar a criança, pais e instituições escolares efetuando o uso de instrumentos estratégicos. Considerando como base, publicações e estudos. As informações alcançadas serão analisadas, a fim de prover elementos para atingir os objetivos indicados. A coleta de dados será realizada através de pesquisas bibliográficas. Desta forma nosso estudo apontou que há muitas àreas para a realização de estudos e que muito ainda há para se discutir sobre o tema. Finalmente, depois do longo caminho percorrido, concluimos que a epistemologia convergente, foi um marco teórico e conceitual que muito ajudou e ajuda os profissionais que se dedicam a trabalhar com os processos de aprendizagem, a entender o que acontece em cada caso.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3578
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.