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http://hdl.handle.net/123456789/3582
Título: | ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS EFEITOS PSICOLÓGICOS DA ESPERA POR ADOÇÃO |
Autores: | Ramos, Ester Bruno Ramos, Rosaina Bruno |
Palavras-chave: | Acolhimento Institucional Abrigamento Prolongado Fatores de Riscos Psicológicos Psicologia Proteção Integral |
Data: | 5-Dez-2020 |
Citação: | Professor Orientador: Rodrigo Luís Silva / Professora Orientadora Convidada: Roberta Vanessa S. B. Torres |
Resumo: | Children and adolescents in a situation of long-term institutional care may have impaired development. This study aimed to understand the possible psychological effects that affect the sheltered, due to the prolongation of the institutionalization time. For this purpose, bibliographic studies, composed of indexed searches in the SciELO, PePSIC and LILACS databases, produced between 2015 and 2020 related to the theme were evaluated. The research findings were classified according to the research proposal and the methodological aspects were categorized. The main subjects found in the researched studies were: “Institutional care environments as spaces that generate psychosocial risks and losses to development; Institutional care environments such as spaces for protection, guarantee of rights and health production, and; Psychologist's Contributions to Care and Preparation for Adoption. The reviewed studies point to concerns of the authors on the issue of prolonging the institutionalization period for children, a problem resulting from the inefficiency of justice, which does not meet the deadlines. Therefore, it became possible to also reflect on the important role of Psychologists, as part of the interdisciplinary team, contributing to the stages of preparation for adoption. |
Descrição: | As crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional prolongado podem apresentar prejuízos no desenvolvimento. Este estudo objetivou compreender os possíveis efeitos psicológicos que acometem os abrigados, em decorrência do prolongamento do tempo de institucionalização. Para tanto, avaliou-se os estudos bibliográficos, compostos por pesquisas indexadas nas base de dados SciELO, PePSIC e LILACS, produzidas entre 2015 a 2020 relacionados com o tema. Os achados das pesquisas foram classificados conforme a proposta de investigação e os aspectos metodológicos categorizados. Os principais assuntos encontrados nos estudos pesquisados foram: “Os ambientes de acolhimento institucional como espaços geradores de riscos psicossociais e prejuízos ao desenvolvimento; Os ambientes de acolhimento institucional como espaços de proteção, garantia de direitos e produção de saúde, e; Contribuições do Psicólogo no Cuidado e na Preparação para a Adoção. Os estudos revisados apontam para inquietações dos autores sobre a questão do prolongamento do período de institucionalização de crianças, um problema decorrente da ineficiência da justiça, que não cumpre os prazos previstos. Neste sentido, tornou-se possível também refletir sobre o papel de importância dos Psicólogos, como parte da equipe interdisciplinar, contribuindo nas etapas de preparação para a adoção. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3582 |
Aparece nas colecções: | PSICOLOGIA |
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