Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3590
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAugusto, Brenda Gomes Figueiredo-
dc.contributor.authorRosa, Daniella Moraes-
dc.contributor.authorMilagres, Ivonete Lima-
dc.date.accessioned2021-04-19T18:19:04Z-
dc.date.available2021-04-19T18:19:04Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationProfessora Orientadora: Juliana Azevedo de Almeidapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3590-
dc.descriptionEste estudo teve como objetivo central identificar o que a produção acadêmica da Educação Física no Brasil traz sobre atividade física/sedentarismo entre escolares do Ensino Médio. Para isso, seguiu os objetivos específicos: levantar artigos que falam sobre atividade física/sedentarismo de escolares do Ensino Médio em ferramentas de pesquisa acadêmica online; identificar níveis de atividade física/sedentarismo mostrados nesses estudos; organizar esses números, trazendo resultados sobre atividade física/sedentarismo dos escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e as fontes de coleta de dados foram o Portal de Periódicos da CAPES e o Scielo. Seguindo os critérios definidos, encontrou-se onze artigos que trouxeram informações de adolescentes da faixa etária dos 10 aos 19 anos, estudantes de escolas públicas e particulares, de quatro regiões do nosso país. Concluiu-se que, entre os adolescentes investigados, mais da metade apresentaram comportamentos sedentários e baixos índices de atividade física. As meninas são mais sedentárias que os meninos e os meninos, apresentam mais excesso de peso. Também, podemos afirmar que esses índices estão relacionados às mudanças de estilo de vida dos adolescentes, principalmente, influenciadas pelo excesso de tempo em frente à televisão e às outras tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify what the academic production of Physical Education in Brazil brings about physical activity / physical inactivity among high school students. For that, it followed the specific objectives: to raise articles that talk about physical activity / physical inactivity of high school students in online academic research tools; identify levels of physical activity / physical inactivity shown in these studies; organize these numbers, bringing results about physical activity / physical inactivity of students. The methodology used was bibliographic research and the data collection sources were the CAPES Journal Portal and Scielo. Following the defined criteria, eleven articles were found that brought information from adolescents aged 10 to 19 years old, students from public and private schools, from four regions of our country. It was concluded that, among the investigated adolescents, more than half had sedentary behaviors and low levels of physical activity. Girls are more sedentary than boys and boys are overweight. Also, we can say that these indexes are related to the lifestyle changes of adolescents, mainly, influenced by the excessive time in front of television and other technologies.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectSedentarismopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO.pdf655.92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.