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dc.contributor.authorSilva Junior, Gilberto Lúcio da-
dc.contributor.authorVieira, Thassia Marchi-
dc.date.accessioned2021-09-30T17:51:01Z-
dc.date.available2021-09-30T17:51:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3719-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma operação alternativa para trens cuja finalidade é o transporte de locomotivas auxiliares durante os dias de manutenção em uma empresa ferroviária. Essas locomotivas são utilizadas para reforço de tração em trens carregados nas áreas de grande declive. A solução foi desenhada seguindo as fases do método DMAIC em um projeto Lean Six Sigma visando redução de custos e melhorias de processos. O tema foi escolhido em função da necessidade de maior eficiência e gestão operacional de material rodante, que contribuem para o crescimento do setor. Também pela manutenção da sustentabilidade através da otimização de recursos. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Lean Manufacturing aplicado em setores de serviços e Six Sigma com método DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar). Por fim, o método foi aplicado passo a passo em uma empresa ferroviária localizada no sudeste do Brasil. O resultado mostra uma economia financeira mensurável próxima a dois milhões de reais por ano. Além disso, um ganho ambiental decorrente da redução da emissão de gases de efeito estufa devido à maior eficiência de combustível evitando a queima de 245 mil litros de óleo diesel por ano e também um ganho qualitativo de processo.pt_BR
dc.subjectDMAIC.pt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.titleAplicação da metodologia Lean Six Sigma na operação de uma concessionária ferroviáriapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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