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Título: APLICAÇÃO DO FMEA EM ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS EM SISTEMA DE FREIO DE VAGÃO CARGA GERAL
Outros títulos: Estudo de Caso do Corredor Centro-Leste de uma Empresa do Setor Ferroviário
Autores: FERREIRA, Bruno de Castro
SILVA, Evandro Alves da
Palavras-chave: Sistema de freio
Vagão de carga geral.
Corredor Centro-Leste
FMEA. Análise de modo de falhas e seus Efeitos.
Data: 6-Dez-2021
Editora: FERREIRA, Bruno de Castro SILVA, Evandro Alves da
Citação: Artigo submetido a Rede de Ensino Doctum de Vitória, como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Engenharia Elétrica. Orientador: Gustavo Fernandes Negris Lima
Resumo: The brake systems of general cargo cars have a high importance in the safety of operations, acting together with the locomotives, promoting the control of train provisions within the operational limits. In the case of train cars, the brake system needs to be designed to keep the entire train balanced on the ramps, without causing any damage to the wheels or the balance of the whole as a whole. Brake failures can cause serious damage, compromising cargo, safety, operation and the environment. In the Center-East corridor, failures in the brake system represent the majority of restrictions on the wagons, impacting physical availability, the high number of maneuvers and the cost of maintenance. The article aims to present a study of failure modes in a freight car brake system in the Center-East corridor. The tool used in the analysis was the FMEA (Analysis of Failure Modes and their Effects), which consists of assembling a classification of the brake system components, their failure modes and organizing them in a priority matrix. The survey data were obtained through the history of faults in the corridor, bibliographic research and field data collection by employees and experts in the railway sector. The purpose of the article is to identify the main failure modes that occur in the components of the brake system using the RPN (Risk Priority Number), thus being able to propose actions to reduce the risks to the operations.
Descrição: Os sistemas de freio dos vagões de carga geral possuem elevada importância na segurança das operações, atuando em conjunto com as locomotivas, promove o controle das velocidades do trem dentro dos limites operacionais. No caso dos vagões de um trem, o sistema de freio precisa estar projetado para manter todo o comboio equilibrado nas rampas, sem causar qualquer dano às rodas ou ao equilíbrio do conjunto como um todo. As falhas no freio podem acarretar danos graves, comprometendo a carga, segurança, operação e o meio ambiente. No corredor Centro-Leste, as falhas no sistema de freio representam a maior parte das restrições nos vagões, impactando na disponibilidade física, no elevado números de manobras e no custo de manutenção. O artigo tem o objetivo de apresentar um estudo de análise dos modos de falhas em sistema de freio de vagões de carga no corredor Centro-Leste. A ferramenta utilizada na análise foi o FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos), que consiste em montar uma classificação dos componentes do sistema de freio, seus modos de falha e organizar em uma matriz de prioridade. Os dados da pesquisa foram obtidos através do histórico de falhas do corredor, pesquisas bibliográficas e levantamento de dados em campo de funcionários e especialistas do setor ferroviário. O intuito do artigo é identificar os principais modos de falhas que ocorrem nos componentes do sistema de freio utilizando o RPN (Número de Prioridade de Risco), podendo, portanto, propor ações para diminuir os riscos para as operações.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3880
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