Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4196
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeu, Dulciléa Klasner Alves-
dc.contributor.authorArrigoni, Sarah Santos-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:10:58Z-
dc.date.available2022-09-21T17:10:58Z-
dc.date.issued2022-07-10-
dc.identifier.citationProfessor Orientador: Bruno Eduardo Ferreirapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4196-
dc.descriptionA Psicologia Clínica é repleta de ferramentas e técnicas que variam de acordo com cada abordagem psicológica. Embora a Biblioterapia possa ser descrita como uma ferramenta enriquecedora para o contexto terapêutico, esse termo ainda é pouco conhecido entre as diversas abordagens psicológicas. Este recurso traz alternativas para a atuação do psicólogo frente à demanda do paciente. O texto biblioterapêutico pode promover a catarse trazendo, assim, o contato do paciente com seus diversos sentimentos e emoções. Considerando o lugar central da palavra na formação e na atuação profissional em Psicologia, a presente pesquisa busca investigar como a utilização de textos literários pode auxiliar no contexto da Psicologia Clínica. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se um survey composto por 4 questões de identificação sociodemográfica, 13 questões objetivas e outras 4 discursivas sobre o conhecimento da Biblioterapia e sua utilização no contexto terapêutico. O formulário foi disponibilizado através da ferramenta Google Forms, resultando em 20 respondentes. Pode-se afirmar, a partir dos dados coletados, que a leitura é bastante utilizada no contexto terapêutico, mas isso não ocorre de maneira sistematizada. A mediação da leitura de textos literários entre psicólogo e paciente permite a ampliação de perspectivas na qual o paciente pode identificar e avaliar suas emoções, desenvolver seu autoconhecimento e diminuir a ansiedade, mas esse processo precisa ser delineado cuidadosamente caso a caso.pt_BR
dc.description.abstractClinical Psychology is full of tools and techniques that vary according to each psychological approach. Although Bibliotherapy can be described as an enriching instrument to the therapeutic setting, this term is still little known among the various psychological approaches. This resource brings alternatives to the performance of psychologist in face of the patient’s demand. Bibliographic text may promote catharsis, thus bringing contact between the patient and his feelings and emotions. Considering the central place of words in the formation and the professional performance in psychology, this research aims to investigate how the using of literary texts can help the clinical process in Clinical Psychology. To achieve the proposed objective, a survey was carried out composed by 4 sociodemographic identification questions, 13 objective and 4 discursive questions about the knowledge of bibliotherapy and its use in the therapeutic setting. The survey was available through google forms, obtaining 20 participants. It can be said, from the collected data, that the reading is very used in therapeutic setting, but it doesn’t happen in a sistematic manner. The mediation of reading literary texts between psychologist and patient allows broadening perspectives, allowing the patient to identify and assess his emotions, develop his self knowledge and reduce anxiety, but this process needs to be carefully outlined, one case at a time.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia Clínicapt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFerramentas Terapêuticaspt_BR
dc.titleBIBLIOTERAPIA: O TEXTO CERTO NA HORA CERTA EM PSICOLOGIA CLÍNICApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BIBLIOTERAPIA O TEXTO CERTO NA HORA CERTA EM ....pdf257.76 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.