Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4455
Título: NEUROARQUITETURA APLICADA AO AMBIENTE DE ENSINO: PROPOSTA DE UMA ESCOLA INFANTIL INCLUSIVA
Autores: Silva, Maria Clara Torres e
Palavras-chave: Educação Infantil
Inclusão
Neuroarquitetura
Neurociência
Data: 10-Jun-2022
Citação: Professor Orientador: Tiago da Cunha Rosa
Resumo: School is the second place where children spend most of their time, second only to their homes, and where they initiate social relationships. That said, it is an environment that should be rich in positive stimuli, favoring child development in a satisfactory way. In addition, it must provide for the inclusion of students with disabilities and/or learning disabilities, in the case of pedagogical practices; and accessibility, regarding the physical environment. In this scenario, this research aims to present a theoretical basis on the relationship between architecture and the human brain and how it helps in the learning process of children and their insertion in society. For the execution of this work, a qualitative research was carried out and theoretical foundations were obtained in order to corroborate the project proposal of a kindergarten school with applications of neuroarchitecture and to promote inclusion in the city of João Monlevade, Minas Gerais.
Descrição: A escola é o segundo local onde as crianças passam a maior parte do tempo, abaixo apenas de suas casas, e iniciam relações sociais. Posto isso, é um ambiente que deve ser rico em estímulos positivos, favorecendo o desenvolvimento infantil de maneira satisfatória. Além disso, deve propiciar a inclusão dos alunos com deficiência e/ou transtorno de aprendizagem, tratando de práticas pedagógicas; a acessibilidade, do ambiente físico. Nesse cenário, essa pesquisa visa apresentar embasamentos teóricos sobre a relação da arquitetura com o cérebro humano e de que forma ela auxilia no processo de aprendizagem das crianças e na inserção delas na sociedade. Para a execução do trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa e a obtenção de fundamentos teóricos com o intuito de corroborar a proposta de projeto de uma escola de ensino infantil com aplicações da neuroarquitetura e que promova a inclusão na cidade de João Monlevade, Minas Gerais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4455
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

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