Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4845
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA INTERFACE WEB DE E COMMERCE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA
Autores: LOPES, DOUGLAS DE MELO
Palavras-chave: E-commerce
interface
usabilidade
experiência
Data: 5-Dez-2020
Citação: Monografia apresentada à Faculdade de Ciência da Computação das Faculdades Doctum de Caratinga como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação, sob orientação da professora Fabrícia Pires Souza.
Resumo: Daily thousands of online purchases are made around the world, companies from the most diverse segments constantly seek to reinvent themselves to reach the largest number of customers and thus increase their profits. The experience of use that companies provide in their e-commerce is an extremely important factor to attract and retain new consumers. This work deals with the development and evaluation of an e-commerce web interface that focuses on presenting characteristics that promote the best experience for the end user, through good usability methods based on the authors Jakob Nielsen and Peter Morville, references in the branch of software engineering and user experience. The purpose of creating this interface was to show that e-commerces can and should be concerned with the quality of their interfaces, as this is a factor that is directly linked to the company's image and the trust that is passed on to the end user. The evaluation counted on the participation of 51 evaluators who have some kind of relationship with the theme of the work, from students to professionals, where a list of tasks to be performed on the interface and then a questionnaire to evaluate it was passed. According to the responses collected, it was possible to measure the quality of the developed project and identify improvements that can be implemented in the future.
Descrição: Diariamente milhares de compras online são realizadas ao redor do mundo, empresas dos mais diversos segmentos buscam se reinventar constantemente para alcançar o maior número de clientes e assim aumentar seus lucros. A experiência de uso que as empresas proporcionam em seus e-commerces é um fator de suma importância para atrair e manter novos consumidores. Este trabalho aborda sobre o desenvolvimento e avaliação de uma interface web de e-commerce que tem como foco apresentar características que promovem a melhor experiência para o usuário final, através de bons métodos de usabilidade com base em autores como Jakob Nielsen e Peter Morville, referências no ramo da engenharia de software e experiência do usuário. O intuito com a criação desta interface foi mostrar que e-commerces podem e devem se preocupar com a qualidade de suas interfaces, pois este é um fator que está diretamente ligado à imagem da empresa e com a confiança que é passada ao usuário final. A avaliação contou com a participação de 51 avaliadores que possuem algum tipo de relação com o tema do trabalho, desde estudantes até profissionais, onde foi passada uma lista de tarefas para serem executadas na interface e em seguida um questionário para avalia-la. De acordo com as respostas coletadas foi possível mensurar a qualidade do projeto desenvolvido e identificar melhorias que podem ser implementadas futuramente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4845
Aparece nas colecções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - Final - Douglas.pdf2.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.