Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4847
Título: O USO DAS PRÁTICAS DO MODELO ITIL NO GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO APLICADO NA EMPRESA KAPSULA – GRUPO KPG
Autores: SANT’ANA, TÚLIO VIEIRA GOMES
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Governança de TI
Gerenciamento de Processos
Data: 10-Dez-2020
Citação: Monografia apresentada ao curso de Ciência da Computação das Faculdades Doctum de Caratinga como exigência parcial para obtenção título de Bacharel em Ciência da computação. Área de concentração: Engenharia de Software. Orientador: Prof. M. Sc. Elias de Souza Gonçalves.
Resumo: Nowadays, more and more as companies need Information Technology (IT) to plan and execute their actions. For development companies, this dependency is even greater, as they need to correctly manage IT services, both internally and with customers and users. One of the means for the correct application of management is through the adoption of good practices from the Information Technology Infrastructure Library (ITIL), which is a library of practices for internal processes in the IT area. This study aims to promote quality in the software development services offered by the IT sector of the company Kapsula, a company of the KPG group, through the implementation of ITIL model processes. It is an applied research in which the processes of the ITIL library were pointed out that can be avoided to improve the function of the IT sector at Kapsula. Data collection was done based on the current scenario of the company through a questionnaire applied to employees who deal directly with the project. It was concluded that most of the interviewees studied the performance of the IT sector after the implementation of ITIL.
Descrição: Nos tempos atuais, cada vez mais as empresas precisam da Tecnologia de Informação (TI) para planejar e executar suas ações. Para as empresas de desenvolvimento essa dependência é ainda maior, pois precisam fazer corretamente o gerenciamento de serviços de TI, tanto internamente quanto dos clientes e usuários. Um dos meios para a aplicação correta do gerenciamento é através da adoção de boas práticas da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que é uma biblioteca de práticas para processos internos da área de TI. Este estudo tem como objetivo promover a qualidade nos serviços de desenvolvimento de software oferecidos pelo setor de TI da empresa Kapsula uma empresa do grupo KPG, através da implantação de processos do modelo ITIL. Trata-se de uma pesquisa aplicada em que foram apontados os processos da biblioteca ITIL que possam ser executados para melhorar a função do setor de TI na Kapsula. A coleta de dados foi feita baseada no cenário atual da empresa através de um questionário aplicado aos funcionários que lidam diretamente com o projeto. Concluiu-se que a maior parte dos entrevistados encontram-se satisfeitos com o desempenho do setor de TI após a implementação da ITIL.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4847
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC Túlio 27-11-2020.pdf1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.