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dc.contributor.authorSantos, Vladimyr Vicente Jaques dos-
dc.date.accessioned2024-08-06T11:09:56Z-
dc.date.available2024-08-06T11:09:56Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationProfessor orientador: Maicon Vinícius Ribeiropt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4852-
dc.descriptionO presente trabalho busca enfatizar a importância da programação em meio a educação, principalmente relacionada a cursos de Tecnologia da Informação, como Ciência da Computação, onde é reforçada a necessidade da abordagem de novas temáticas, principalmente relacionadas aos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo em grande escala, e que atuam no mercado de trabalho, sobretudo na grande demanda por profissionais qualificados, o que muita das vezes não é acompanhado pela formação acadêmica em cursos de graduação. Sendo assim visa-se contribuir com o ensino/aprendizagem de tal disciplina, visto que, a mesma pode amparar especialmente a familiarização de tais alunos com as novas tecnologias. Além disso, tem-se objetivo destacar o desenvolvimento de jogos atuando no auxílio ao ensino da programação, ademais agir como fator motivador a alunos de tais cursos, os quais são caracterizados por apresentarem alta taxa de evasão e/ou reprovação, principalmente em períodos iniciais, expondo assim dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico e questões matemáticas proporcionadas pela programação. Portanto, por meio deste, busca-se avaliar o desenvolvimento de jogos em meio ao ensino da programação, e obter resultados positivos na diminuição das dificuldades atreladas aos primeiros semestres de cursos como Ciência da Computação, além de atuar como fator motivador aos acadêmicos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to emphasize the importance of programming in education, mainly related to Information Technology courses, such as Computer Science, where the need to approach new themes is reinforced, mainly related to technological advances that occur on a large scale. , and who work in the labor market, especially in the great demand for professionals, which is often not accompanied by academic training in undergraduate courses. Thus, the aim is to contribute to the teaching / learning of such a discipline, as it can especially support the familiarization of such students with new technologies. In addition, the objective is to highlight the development of games acting to aid in the teaching of programming, in addition to acting as a motivating factor for students in such courses, which are characterized by having a high dropout and/or failure rate, especially in early periods, thus exposing difficulties related to logical reasoning and mathematical issues provided by programming. Therefore, through this, we seek to evaluate the development of games in the midst of teaching programming, and obtain positive results in reducing the difficulties linked to the first semesters of courses such as Computer Science, in addition to acting as a motivating factor for academics.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da programaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FATOR MOTIVADOR A ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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