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dc.contributor.authorSantos, Juliana Tricia da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Luana Jesus dos-
dc.contributor.authorSilva, Vanuza dos Santos Nascimento da-
dc.date.accessioned2025-01-20T11:44:35Z-
dc.date.available2025-01-20T11:44:35Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationProfessor orientador: Não identificadopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5069-
dc.descriptionDiversos estudos apontam a prevalência dos prejuízos em comparação com os benefícios da utilização de telas e tecnologias por crianças. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral investigar os impactos da tecnologia na saúde mental infantil segundo a literatura científica brasileira. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa de literatura. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: PubMed, Scielo, Lilacs e Pepsic. Foram encontrados e selecionados 9 estudos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram que os principais aplicativos/sites utilizados por crianças foram jogos (Candy Crush e Minecraft como os principais) e Youtube para assistir desenhos (como Frozen e Peppa Pig). Já em relação aos prejuízos causados pela utilização prolongada dos eletrônicos, os danos citados envolveram dependência de telas, isolamento social, problemas de comportamento e vulnerabilidade on-line. As recomendações dos estudos apontam para a monitoria com maior frequência e profundidade por parte dos pais e responsáveis, a utilização por até duas horas diárias das telas, a adesão de atividades físicas e em espaços abertos para toda a família e a responsabilidade da sociedade geral na conscientização, prevenção e intervenção nos prejuízos. Mais pesquisas de campo com a temática precisam ser realizadas no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies point to the prevalence of harm compared to the benefits of children's use of screens and technologies. For this reason, the general aim of this research is to investigate the impact of technology on children's mental health according to the Brazilian scientific literature. To this end, an integrative literature review was carried out. The databases used for the research were: PubMed, Scielo, Lilacs and Pepsic. Nine studies were found and selected according to the inclusion and exclusion criteria. The results showed that the main apps/websites used by children were games (Candy Crush and Minecraft being the main ones) and YouTube to watch cartoons (such as Frozen and Peppa Pig). As for the damage caused by prolonged use of electronics, the damage cited involved screen addiction, social isolation, behavioral problems and online vulnerability. The recommendations of the studies point to more frequent and in-depth monitoring by parents and guardians, the use of screens for up to two hours a day, adherence to physical activities and open spaces for the whole family and the responsibility of society in general to raise awareness, prevent and intervene in the damage. More field research on this subject needs to be carried out in Brazil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTelaspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPrejuízospt_BR
dc.subjectDanospt_BR
dc.titleOS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA SAÚDE MENTAL INFANTIL: REVISÃO NACIONAL DE LITERATURApt_BR
dc.typeArticlept_BR
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