Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/5079
Título: ARQUITETURA COMERCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO VAREJO PRESENCIAL: UM ESTUDO DE VIABILIDADE ARQUITETÔNICA PARA UMA LOJA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA-MG
Autores: PIRES, VITÓRIA RODRIGUES
Palavras-chave: Arquitetura comercial
Marketing Sensorial
Visual Merchandising
Interiores comerciais
Edifícios tombados
Patrimônio histórico
Data: 11-Dez-2024
Citação: Monografia apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum de Caratinga, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Prof. Dr. Rogério Francisco Werly Costa
Resumo: Commerce has been present since the beginning, adopting different modalities until reaching the model that society is accustomed to today. However, internet technology and mechanisms along with marketing enable different forms of commercialization, bringing more convenience and speed to the consumer through e-commerce. From this perspective, the retail market has become increasingly competitive, causing companies to look for ways to stand out to seek ways to stand out to this more demanding consumer profile with strong search behavior, thanks to access to information. In addition, within the context of face-to-face sales, the scenario becomes even more competitive, especially for those who only have this type of sales. However, through researches, it is clear that architecture presents as a strategy to strengthen face-to-face retail, since the way in which these spaces are designed is directly linked to their perception by consumers. Consequently, the practices of visual merchandising, commercial architecture together with sensorial marketing, where all the senses are explored through the built space, present themselves as a way of providing a good shopping experience, creating an affective memory relationship between them, as well as making the consumer want to stay in the environment for longer and consequently increasing sales. Therefore, this present monography brings a feasibility study for TCC II with a commercial project proposal for a fashion, bed, table and bath retail store located in the municipality of Caratinga-MG, in the Cine Brasil building, which has its facade listed due to its historical importance for the municipality. Thus, this work presents an exploratory and comparative analysis between two units of the same company located in the municipality, where it is possible to understand the weaknesses and potentialities taking into account their spatial aspects and environmental comfort as well as the intervention guidelines in the listed property
Descrição: O comércio se faz presente desde os primórdios adotando diferentes modalidades até chegar ao modelo no qual a sociedade está habituada nos dias atuais. Entretanto, a tecnologia e os mecanismo da internet junto ao marketing, possibilitam diversas formas de comercialização trazendo mais comodidade e rapidez ao consumidor por meio dos e-commerces. Nessa perspectiva, o mercado varejista tem se tornado cada vez mais competitivo fazendo com que as empresas busquem maneiras de se destacarem diante de um novo perfil de consumidor, mais exigente e com um forte comportamento de pesquisa, graças ao acesso a informação. Desse modo, no âmbito das vendas presenciais, o cenário se torna ainda mais competitivo, principalmente para aqueles que possuem somente esta modalidade de vendas. Todavia, por meio de estudos, percebe-se que a arquitetura atua como uma estratégia do fortalecimento do varejo presencial, uma vez que a maneira em que estes espaços são projetados está diretamente ligado a percepção dos mesmos pelos consumidores. Consequentemente, as práticas de visual merchandising, arquitetura comercial juntamente com o marketing sensorial, onde todos os sentidos são explorados através do espaço construído, apresentam-se como forma de proporcionar uma boa experiência de compra, criando uma relação de memória afetiva entre eles, além de fazer com que o consumidor queira permanecer no ambiente por mais tempo e consequentemente aumentando as vendas. Logo, essa presente monografia traz um estudo de viabilidade para o TCC II com uma proposta de projeto comercial para uma loja de varejo de moda, cama, mesa e banho situada no município de Caratinga-MG, no edifício do Cine Brasil, o qual possui sua fachada tombada devido a sua importância histórica para o município. Sendo assim, este trabalho apresenta uma análise de cunho exploratório e comparativo entre duas unidades da mesma empresa localizadas no município, onde é possível compreender as fragilidades e as potencialidades tendo em vista os seus aspectos espaciais e de conforto ambiental bem como as diretrizes de intervenção no imóvel tombado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5079
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