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http://hdl.handle.net/123456789/5080
Título: | Arquitetura e educação: um estudo acerca da colaboração da arquitetura para a qualidade de ensino de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, na Escola Estadual Engenheiro Caldas, em Caratinga-MG |
Autores: | MIRANDA, DANIEL VICTOR MARTINS DE |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Processamento Sensorial Conforto Ambiental Transtorno do Espectro Autista |
Data: | 11-Dez-2024 |
Citação: | Monografia apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum de Caratinga, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Prof. Dr. Rogério Francisco Werly Costa |
Resumo: | The process of discovering and understanding autism is something new, which has been developing over the years. Today, thanks to studies on the subject and technology, which has provided significant advances in research, autism is no longer seen just as a psychosis that manifested itself in childhood and has come to be understood as a condition that extends across a spectrum, and Because of this, it received the name Autistic Spectrum Disorders. Currently, as it is still very recent, the insertion of such individuals into the common environment is failing, causing situations of prejudice and exclusion. In the school context, autistic students often face challenging scenarios due to the high sensory loads coming from the environment, and such occurrences generate a deficit in the learning process of these students, as the building does not provide the necessary structure for it to be performed well. To this end, understanding the particularities of students with ASD, such as issues of sensory processing, hyposensitivity and hypersensitivity, in addition to other characteristics of the disorder, is essential to promote well-being and quality of teaching for the institution's students. From this perspective, architecture plays a fundamental role in enhancing students' school experiences, since the way the environment is designed affects the way students behave in space. Therefore, environmental comfort studies, such as a detailed analysis of the thermal, lighting and acoustic performance of the space, in addition to the definition of design guidelines, related to the distribution of school facilities in sensory zones, better use of classrooms and learning spaces coexistence, linked to the environmental perception conditions of autistic people, act as a strategy to promote better use of space, and as a consequence, an increase in learning rates. Therefore, this work seeks to elaborate the role of architecture in the design of environments aimed at the education of students with Autism Spectrum Disorder |
Descrição: | O processo de descoberta e entendimento do autismo é algo novo, que vem se desenvolvendo no decorrer dos anos. Hoje, graças aos estudos acerca da temática e a tecnologia, que proporcionou avanços significativos nas pesquisas, o autismo deixou de ser visto apenas como uma psicose que se manifestava na infância e passou a ser entendido como uma condição que se estende por um espectro, e devido a isso recebeu a nomenclatura Transtornos do Espectro Autista. Na atualidade, por ainda ser muito recente, a inserção de tais indivíduos no meio comum se faz falha, ocasionando situações de preconceito e exclusão. No contexto escolar, estudantes autistas enfrentam cenários muitas vezes desafiadores devido às altas cargas sensoriais vindas do ambiente, e tais ocorrências geram um déficit no processo de aprendizagem destes alunos, pois a edificação não proporciona a estrutura necessária para que a mesma seja bem desempenhada. Para isso, entender as particularidades dos educandos com TEA, como questões de processamento sensorial, hipossensibilidade e hipersensibilidade, além das demais características do transtorno, é essencial para promover bem-estar e qualidade de ensino para os alunos da instituição. Sob esta ótica, a arquitetura desempenha papel fundamental na potencialização das experiências escolares dos alunos, uma vez que a forma como o ambiente é projetado afeta a maneira como os educandos se comportam no espaço. Logo, estudos de conforto ambiental, como uma análise detalhada do desempenho térmico, lumínico e acústico do espaço, além da definição de diretrizes projetuais, relacionadas a distribuição das dependências da escola em zonas sensoriais, um melhor aproveitamento das salas de aula e dos espaços de convívio, atreladas às condições de percepção ambiental dos autistas atuam como estratégia para promover uma melhor utilização do espaço, e como consequência, um crescimento nas taxas de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho busca elaborar o papel da arquitetura na concepção de ambientes voltados para a educação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5080 |
Aparece nas colecções: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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