Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/5175
Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA: estudo de caso com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cândido Gomes
Autores: Soares, Giovane de Souza
Cota, Laura Fernanda Torres
Palavras-chave: educação financeira
estudo de caso
desafios
Data: 10-Dez-2024
Citação: Professora orientadora: Ana Paula Cota Moreira
Resumo: This study analyzed the application of financial education to high school students at Escola Estadual Professor Cândido Gomes, with the aim of examining its applicability, as well as knowing, identifying, and identifying the main gaps and areas for improvement. The research followed an applied and qualitative approach, with an exploratory nature, focusing on understanding how financial education was being implemented in the school context. For this, document analysis techniques, semi structured interviews and participant observation were used, allowing comprehensive and detailed data collection. The case study method was central to the research, providing an in-depth analysis of financial education practices with high school students. Qualitative data analysis was conducted using content analysis and information triangulation techniques, ensuring the robustness and precision of the results. The study findings revealed both strengths and areas of deficiency in the application of financial education, highlighting the need for specific interventions to improve the effectiveness of education practices. The article's conclusions offered practical recommendations for developing more efficient financial education adapted to the needs of these students. The article contributed significantly to the educational field, proposing continuous improvements in pedagogical approaches to financial education, with a view to better preparing students for everyday financial challenges.
Descrição: Este estudo analisou a aplicação da educação financeira aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cândido Gomes, com o objetivo de examinar como é a sua aplicabilidade, bem como conhecer, identificar, e levantar as principais lacunas e áreas de melhoria. A pesquisa seguiu uma abordagem aplicada e qualitativa, com natureza exploratória, focando em entender como a educação financeira estava sendo implementada no contexto escolar. Para isso, foram utilizadas técnicas de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante, permitindo uma coleta de dados abrangente e detalhada. O método de estudo de caso foi central na pesquisa, proporcionando uma análise aprofundada das práticas de educação financeira com os alunos do Ensino Médio. A análise qualitativa dos dados foi conduzida por meio de técnicas de análise de conteúdo e triangulação de informações, garantindo a robustez e a precisão dos resultados. Os achados do estudo revelaram tanto os pontos fortes quanto as áreas de deficiência na aplicação da educação financeira, destacando a necessidade de intervenções específicas para aprimorar a eficácia das práticas de educação. As conclusões do artigo ofereceram recomendações práticas para o desenvolvimento de uma educação financeira mais eficiente e adaptada às necessidades desses alunos. O artigo contribuiu de maneira significativa para o campo educacional, propondo melhorias contínuas nas abordagens pedagógicas de educação financeira, com vistas a preparar melhor os alunos para os desafios financeiros do cotidiano
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5175
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.