Abstract:
Este estudo buscou identificar a contribuição da atividade rítmica no processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança na educação infantil do município de Iúna- Sede-ES no ano de 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se de um questionário aplicado pelas pesquisadoras aos 31 professores das instituições públicas na Sede do município de Iúna-ES, onde os dados levantados puderam comprovar que as escolas pesquisadas atribuem importância à atividade rítmica no processo do desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança na educação infantil. Através da pesquisa foi constatado que um grande percentual de professores faz uso da atividade rítmica como recursos pedagógicos em suas aulas com uma frequência significativa para o aprendizado e um percentual pequeno de professores realizam curso de capacitação voltado para atividade rítmica. A pesquisa também propõe sugestões de atividades que os professores podem desenvolver com seus alunos em sala de aula. A metodologia quanto aos fins foi de caráter descritivo e quanto aos meios foi de caráter bibliográfico e de levantamento de dados. O presente estudo realizado pelas pesquisadoras deu auxílio aos professores na realização de atividades envolvendo o rítmo como forma de ensino.