Abstract:
A presente pesquisa se propôs em identificar como é trabalhada a inteligência
emocional no processo de ensino aprendizagem na visão dos docentes e discentes
do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira da cidade
de Iúna-ES. Foram apresentados os conceitos do funcionamento da mente humana,
das inteligências múltiplas, da educação emocional, da inteligência emocional na
aprendizagem dos discentes e no trabalho docente, além do perfil e do
conhecimento dos professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental a respeito
da inteligência emocional. Os métodos utilizados para realização da pesquisa foram
pesquisa descritiva, bibliográfica, de levantamento de dados e observação. O
instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário para os alunos, o
questionário para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram
que a escola pesquisada não prioriza a inteligência emocional, mas trabalha com
alguns aspectos da mesma. Demonstra ainda, que a inteligência emocional contribui
para a aprendizagem significativa dos alunos, porém os professores consideram
parcialmente, e a pesquisa mostrou que os professores possuem um conhecimento
médio a respeito da inteligência emocional. Conclui-se que a escola pesquisada
precisa trabalhar mais a inteligência emocional e os professores precisam buscar
mais conhecimentos sobre a mesma.