Description:
A pesquisa denominada “Ludicidade, aprendizagem e desenvolvimento na
Educação Infantil” originou-se no estágio em Educação Infantil realizado em 2018.
Tivemos o objetivo de trazer à reflexão a contribuição das brincadeiras e jogos para
a aprendizagem e crescimento das crianças. Buscamos como referência as leituras
que realizamos ao longo do curso de Pedagogia para fundamentarmos nossas
observações e análises. Nossos sujeitos de pesquisas foram crianças de 4 e 5 anos
e professores que atuam com esse grupo. A hipótese que trabalhamos foi que o
trabalho pedagógico que envolve a ludicidade pode promover uma aprendizagem
prazerosa e mais significativa. Utilizamos os conceitos de Kishimoto de ludicidade,
brinquedo, brincadeira e jogo, enfatizando o uso que a autora traz acerca de
interações e construção de saberes. Procuramos trazer estudos que nos ajudaram a
entender a relação entre ludicidade e educação infantil, além de qualificarem nosso
olhar para as práticas observadas. Enquanto a brincadeira acontece, seja ela
direcionada ou não, precisamos nos atentar para entendermos mais sobre o
contexto social das crianças, pois esse momento singular nos possibilita
compreender a realidade daqueles sujeitos, como se relacionam e como solucionam
as questões que surgem. O lúdico valoriza a o ser criança e aproxima as práticas
dos professores a infância.