dc.contributor.author |
RAPOSO FIALHO QUINTÃO, LÍLIAN |
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dc.contributor.author |
CARLOS DE OLIVEIRA, WESLEY |
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dc.date.accessioned |
2020-03-17T19:49:33Z |
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dc.date.available |
2020-03-17T19:49:33Z |
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dc.date.issued |
2019-12-30 |
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dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Construção Civil. Orientadora: Prof.ª. Esp. Camila Alves da Silva. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3280 |
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dc.description |
O avanço tecnológico e as novas perspectivas de mercado, ocorridas na era
da informação, trouxeram grandes mudanças à indústria da construção civil. Mesmo
assim, o setor ainda enfrenta dificuldades para entregar qualidade em todas as obras.
Neste cenário surgem instituições de regulação e controle da qualidade cuja função é
evitar que os consumidores e a sociedade em geral sejam prejudicados com a entrega
de obras com qualidade inferior ao esperado. Com isso, à empresa construtora cabe
a responsabilidade de garantir o desempenho do produto entregue ao cliente. Em
caso de problema na edificação, no prazo de cinco anos, os custos de reparo ficam a
cargo da empresa responsável. Nesta linha, ao implementar ações de Gestão do
Conhecimento como ferramentas de prevenção e redução de erros construtivos, a
empresa construtora favorece a padronização, o controle, a melhoria dos
procedimentos de execução, monitoramento e avaliação dos produtos, possibilitando
a garantia de qualidade dos produtos e diminuição de gastos com o retrabalho. O
presente estudo teve por objetivo investigar como ações de Gestão do Conhecimento
podem ser inclusas na rotina de construtoras, especificamente, através dos serviços
de assistência técnica no pós-obra favorecendo a melhoria dos processos de
gerenciamento e execução com vistas à qualidade. Para tanto, adotou-se como
metodologia um estudo de caso de uma empresa de médio porte de Caratinga-MG,
se propôs a identificar os problemas construtivos apresentados depois da entrega do
imóvel buscando as informações chaves a serem capturadas pela empresa. Para
tanto, foram realizas entrevistas com 72 clientes cujo imóvel sofreu reparo depois da
entrega pela construtora. Analisando os dados coletados nas entrevistas, obteve-se
como resultado a identificação de 96 patologias. Foi possível denotar que problemas
nos sistemas hidrossanitários (45,83%) e problemas de infiltração (48,98%) obtiveram
maior número de queixas. Esta experiência de análise focal das atividades de reparo
pós-obra resultou numa proposta de sistematização das ações de assistência no pósobra
da empresa estudada, definindo ferramentas que servirão de parâmetro para a
captura, armazenagem, compartilhamento, disseminação e reutilização do
conhecimento.
Palavras Chave: Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Assistência Técnica.
Qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher |
O avanço tecnológico e as novas perspectivas de mercado, ocorridas na era da informação, trouxeram grandes mudanças à indústria da construção civil. Mesmo assim, o setor ainda enfrenta dificuldades para entregar qualidade em todas as obras. Neste cenário surgem instituições de regulação e controle da qualidade cuja função é evitar que os consumidores e a sociedade em geral sejam prejudicados com a entrega de obras com qualidade inferior ao esperado. Com isso, à empresa construtora cabe a responsabilidade de garantir o desempenho do produto entregue ao cliente. Em caso de problema na edificação, no prazo de cinco anos, os custos de reparo ficam a cargo da empresa responsável. Nesta linha, ao implementar ações de Gestão do Conhecimento como ferramentas de prevenção e redução de erros construtivos, a empresa construtora favorece a padronização, o controle, a melhoria dos procedimentos de execução, monitoramento e avaliação dos produtos, possibilitando a garantia de qualidade dos produtos e diminuição de gastos com o retrabalho. O presente estudo teve por objetivo investigar como ações de Gestão do Conhecimento podem ser inclusas na rotina de construtoras, especificamente, através dos serviços de assistência técnica no pós-obra favorecendo a melhoria dos processos de gerenciamento e execução com vistas à qualidade. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo de caso de uma empresa de médio porte de Caratinga-MG, se propôs a identificar os problemas construtivos apresentados depois da entrega do imóvel buscando as informações chaves a serem capturadas pela empresa. Para tanto, foram realizas entrevistas com 72 clientes cujo imóvel sofreu reparo depois da entrega pela construtora. Analisando os dados coletados nas entrevistas, obteve-se como resultado a identificação de 96 patologias. Foi possível denotar que problemas nos sistemas hidrossanitários (45,83%) e problemas de infiltração (48,98%) obtiveram maior número de queixas. Esta experiência de análise focal das atividades de reparo pós-obra resultou numa proposta de sistematização das ações de assistência no pósobra da empresa estudada, definindo ferramentas que servirão de parâmetro para a captura, armazenagem, compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento. Palavras Chave: Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Assistência Técnica. Qualidade. |
pt_BR |
dc.title |
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PROPOSTA DE FERRAMENTAS E DIRETRIZES PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PÓS OBRA VISANDO A QUALIDADE |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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