DSpace Repository

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Show simple item record

dc.contributor.author NASCIMENTO, FLAVIANE ROCHA
dc.date.accessioned 2021-05-05T12:57:15Z
dc.date.available 2021-05-05T12:57:15Z
dc.date.issued 2020-12-18
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra como requisito para obtenção do grau acadêmico em Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Drª Lilian Pereira Menenguci. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3604
dc.description Este trabalho teve como objetivo revisitar conceitos inerentes ao campo da Alfabetização na perspectiva do Letramento, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, se apropriou da pesquisa de natureza bibliográfica como ferramenta metodológica. Analisou estudos, pesquisas e publicações em livros, artigos e periódicos produzidos na área da Educação. Neste artigo, a proposta teórica assume as contribuições de autoras como Ana Teberosky, Emilia Ferreiro, Magda Soares e Maria do Rosário Longo Mortatti. Ambas, figuram entre as mais potentes estudiosas do tema na Argentina e no Brasil. Além disso, se aproxima da obra cinematográfica “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé (2004), para, a partir dela, discutir conceitos do campo da educação, sobretudo, relacionados à Alfabetização e Letramento. O trabalho ficcional de Caffé se apresenta como importante elemento disparador de reflexões sobre o tema. Do ponto de vista dos resultados, a pesquisa revela que embora os conceitos de alfabetização e letramento, e aqueles que compõem esse campo semântico, venham sofrendo revisões nas últimas décadas, elas ainda não foram capazes de garantir, na prática pedagógica, a erradicação do analfabetismo. Ao mesmo tempo, o resultado mostra que para reformar a Alfabetização é preciso transformar o pensamento que se tem sobre ela. A mudança que se pretende na prática, começa na forma de concebê-la. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account