Abstract:
APRESENTAÇÃO TEMÁTICA
A progressiva evolução do mercado financeiro e suas práticas
socioeconômicas entraram no mundo esportivo com intenção de valorizar e fortalecer
o trabalho que os atletas executam. Com isso, a presença da mulher impõe as novas
políticas mercadológicas nas modalidades esportivas seguidas, que vem desde a luta
de classes e por profissão desde o século XX até os dias atuais.
O crescimento da prática de esportes de alto nível envolvendo competições
importantes para mulheres ganha constante visibilidade e espaço no cenário
financeiro e social. Todas as atletas buscam por igualdade na valorização no mercado
em termos salariais e contratuais perante aos homens, independente de qual é a
pratica de esporte realizada, Por mais que as transmissões e o comparecimento
presencial do público nas competições estejam ganhando cada vez mais atenção e
notoriedade, constata-se que ainda há uma vasta desigualdade salarial e comercial
entre os gêneros. A popularização de movimentos sociais em busca de igualdade
social, de trabalhista e financeira é um passos a ser tomado com eficiência, pela
sociedade e pelos profissionais, com ênfase naquelas pessoas que estão ligadas ao
esportes, como: atletas, empresários, comitês olímpicos nacionais, diretoria de clubes,
assembleias esportivas, patrocinadores, colaboradores, investidores, jornalistas e
telespectadores. Estes são os principais promovedores da ética e moral econômica
nos esportes, assim como, a presença feminina valorizada e respeitada.