Abstract:
Marketing esportivo é uma segmentação do marketing que se utiliza do
esporte como plataforma de comunicação corporativa ou institucional, e que tem
sido cada vez mais incorporada aos negócios de forma determinante quando a
estratégia é emocionar, engajar e conquistar o público. É um estímulo importante no
processo, focar no esporte na linguagem de identificar as necessidades e desejos
não realizados, na tentativa de aumentar o potencial de lucro.
De uma maneira geral o profissional do marketing visa analisar e desenvolver
várias formas de anunciar, promover e desenvolver um produto para os
consumidores. Muitos utilizam seu marketing de forma que não é apresentado a sua
marca, chegando até a perda financeira, para isso quando ele usa o marketing
esportivo em um grande atleta no esporte, ele terá grandes lucros financeiro. Assim,
este trabalho elege como problema estudar como utilizar do marketing esportivo para
fortalecer, no retorno dos investimentos de uma marca e da sua imagem. Ou seja,
mostrar que o investimento patrocínio esportivo aumenta a exposição na mídia, e é
tão ou mais vantajoso no lado financeiramente do que investir diretamente na mídia
tradicional.
Portanto, se pretende comprovar que o marketing esportivo é uma ótima
ferramenta para elevar o lucro das empresas, fortalecendo sua marca e sua imagem,
obtendo retorno como mídia alternativa, e se necessário, para rejuvenescer sua
imagem. Para todos os clubes esportivos, é uma ótima oportunidade para montar
equipes fortes, e explorar as várias formas de bilheteria e principalmente investir na
sua infra instrutora.