Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1343
Título: | CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEME DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇANA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autores: | MANOEL, JAQUELINE FERNANDES ALMEIDA, RAQUEL GOMES DE |
Palavras-chave: | brincar desenvolvimento cognitivo desenvolvimento social |
Data: | 4-Jul-2018 |
Citação: | Artigo Científicoapresentado à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serracomo requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrª. Karla Veruska Azevedo. |
Descrição: | A presente pesquisa objetivou identificar apercepçãoacercadacontribuiçãodos jogos e dobrincarnoprocessodeensinoeaprendizagemdaEducaçãoInfantil a partir da visãodosprofissionais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter descritivo, tendo sido realizada por meio de uma pesquisa de campo em uma escola particular da cidade de Serra/ES. Buscou-se embasamento teórico nas obras de Brougere (2002), Kishimoto (1994) e Vygotsky (1998), que abordam o brincar como facilitador da aprendizagem no ambiente escolar. Utilizamos como instrumentos de coleta a observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, sendo que com os alunos consideramos suas expressões, também, por meio lúdico, com o objetivo de avaliar os alunos realizamos uma brincadeira “Escravo de Jó”, para identificar as percepção acerca da construção do saber através da aplicação de brincadeira na Educação Infantil. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1343 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕESDOBRINCARNOSPROCESSOSDEAPRENDIZAGEMEDESENVOLVIMENTODACRIANÇANAEDUCAÇÃOINFANTIL.pdf | 508.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.