Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1343
Título: CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEME DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇANA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: MANOEL, JAQUELINE FERNANDES
ALMEIDA, RAQUEL GOMES DE
Palavras-chave: brincar
desenvolvimento cognitivo
desenvolvimento social
Data: 4-Jul-2018
Citação: Artigo Científicoapresentado à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serracomo requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrª. Karla Veruska Azevedo.
Descrição: A presente pesquisa objetivou identificar apercepçãoacercadacontribuiçãodos jogos e dobrincarnoprocessodeensinoeaprendizagemdaEducaçãoInfantil a partir da visãodosprofissionais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter descritivo, tendo sido realizada por meio de uma pesquisa de campo em uma escola particular da cidade de Serra/ES. Buscou-se embasamento teórico nas obras de Brougere (2002), Kishimoto (1994) e Vygotsky (1998), que abordam o brincar como facilitador da aprendizagem no ambiente escolar. Utilizamos como instrumentos de coleta a observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, sendo que com os alunos consideramos suas expressões, também, por meio lúdico, com o objetivo de avaliar os alunos realizamos uma brincadeira “Escravo de Jó”, para identificar as percepção acerca da construção do saber através da aplicação de brincadeira na Educação Infantil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1343
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONTRIBUIÇÕESDOBRINCARNOSPROCESSOSDEAPRENDIZAGEMEDESENVOLVIMENTODACRIANÇANAEDUCAÇÃOINFANTIL.pdf508.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.