Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1561
Título: ADEQUAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR UM ESTUDO DE CASO
Autores: PIMENTA, GÉSSICKA BARCELOS
SANTOS, MAQUIZIELE FRAGA DOS
Palavras-chave: Coleta seletiva
Segregação
Educação Ambiental
Descarte de resíduos
Impactos ambientais
Data: 4-Dez-2012
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Educar Brasil (Instituto de educação da Serra) como requisito parcial para conclusão do Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Orientadora: Profº. Dr. André Luiz Magalhães Botelho.
Descrição: A situação atual dos resíduos sólidos está cada vez pior, devido ao aumento populacional que leva ao aumento na geração de resíduos os quais causam sérios impactos ao serem descartados de forma inadequada. Para evitar que esse quadro piore, é necessária a implementação da Educação Ambiental junto a população, sendo um processo iniciado em escolas. A prática da coleta seletiva é uma atividade pensada para minimizar os impactos dos resíduos descartados inadequadamente, aumentando seu valor de mercado em função de estarem separados e limpos. Neste âmbito o projeto tem por objetivo a avaliação do conhecimento de alunos tanto do ensino fundamental II como do ensino médio, pela orientação direta e aplicação de atividades lúdicas, sobre os impactos que o manejo incorreto dos resíduos trás ao meio ambiente. Para tanto foi realizado um levantamento das condições da escola elencada no estudo, sendo constatada a existência de dois kits de coleta seletiva, usados inadequadamente, e vários resíduos dispersos. Além da observação direta foi aplicado um questionário, desenvolvido na forma de entrevistas permitindo associar os conhecimentos relacionados ao meio ambiente e a coleta seletiva. A análise dos resultados permitiu constatar que os alunos possuem conhecimentos sobre os problemas relacionados aos resíduos, e dificuldade no descarte de algumas embalagens. Dessa maneira foi realizada uma dinâmica de segregação. Para a adequação da escola ä prática da coleta seletiva, foram colocados coletores distribuídos mais adequadamente associados a elementos simbólicos como cartazes e etiquetas, visando facilitar o descarte. Como resultado da proposta pode ser observada uma melhora nas formas de descarte dos resíduos, contudo pode-se perceber que com um maior tempo hábil de execução da atividade é possível alcançar uma mudança mais efetiva no comportamento dos alunos, fazendo com que eles venham descartar os resíduos de maneira adequada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1561
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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