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dc.contributor.authorLUCHTENBERG, SOLANGE OLIVEIRA DOS SANTOS-
dc.contributor.authorBARCELLOS, VALDENIRIA-
dc.contributor.authorSILVA, VIVIANE MARIA ALVES RÉBULI-
dc.date.accessioned2019-07-25T22:30:19Z-
dc.date.available2019-07-25T22:30:19Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador: Profª Ms. Maria das Dores Santos Silva.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1866-
dc.descriptionO Brasil tem uma história secular de racismo, discriminação e preconceito racial fortemente presente na sociedade, assim em 2003, surge a lei 10.639, que determina em todos os níveis e modalidades de ensino, o trabalho pedagógico com vista a estudar a História e Cultura africana e afro-brasileira. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo conhecer, por meio de pesquisa qualitativa, em uma escola a rede estadual de ensino fundamental do município de Serra – ES, os materiais didático-pedagógicos encontrados que contribuam para desenvolver as práticas pedagógicas visando o cumprimento da Lei 10.639/03. Os resultados da pesquisa apontam que mesmo sabendo da relevância da Lei 10.639-03, criada há 16 anos, os professores se deparam com a pouca disponibilidade de materiais didático-pedagógicos e poucos estudos na formação inicial e continuada para elaborar práticas que visem à educação étnico-racial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.titleA LEI 10.639/03 E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO– RACIAISpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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