Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2247
Título: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO EM UMA MICROEMPRESA: estudo de caso na Pré-Moldados Gravatá
Autores: Guilherme Souza Martino Cota, Ana Paula Cota Moreira
Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Plano de ação. Ferramentas.
Data: 10-Dez-2019
Resumo: O planejamento estratégico é um processo gerencial que analisa as principais questões da organização, determinando uma direção para a empresa de modo que as organizações passem a ter um senso de direção, para o progresso da empresa. O objetivo geral desta pesquisa foi entender a atual situação da Pré-Moldados Gravatá para elaboração de um planejamento estratégico visando o alcance dos objetivos e metas da empresa. Para melhor entendimento e elaboração do trabalho, este artigo foi desenvolvido de acordo com os seguintes objetivos específicos: analisar o contexto atual da empresa Pré-Moldados Gravatá; identificar a estratégia atual e definir estratégias futuras; e aplicar um modelo de planejamento estratégico para a empresa. Como forma de alcançar os objetivos geral e específicos, foram coletados dados na entrevista e na pesquisa de campo. Tais dados evidenciaram que a empresa em estudo não possuía planejamento estratégico, isso acarretou algumas dificuldades durante o desenvolvimento do plano de ação, em maior parte por falta de familiaridade do empreendedor com a ferramenta, o que ocasionou uma pequena resistência inicial por parte do sócio proprietário. O modelo de planejamento proposto nesta pesquisa é dividido em quatro fases que permite identificar e planejar ações de expansão que amplie e antecipe a visão futura dos cenários e mercados, aumente a competitividade e melhore o processo de gestão já que proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização. As técnicas do planejamento estratégico apontadas neste estudo auxiliaram o gestor, direcionando suas ações para fatores que produzem resultados. Além disso, a organização já colocou em prática o plano de ação e algumas metas e objetivos já começaram a ser alcançados. O planejamento estratégico implantado na empresa em questão foi satisfatório, uma vez que alcançou o objetivo de ajudar no crescimento da empresa, contribuindo para o alcance de seus objetivos e metas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2247
Aparece nas colecções:ADMINISTRAÇÃO/DIREITO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO EM UMA MICROEMPRESA estudo de caso na Pré-Moldados Gravatá.pdf636.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.