Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/2443
Título: | ALFABETIZAÇÃO: O ERRO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO NA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA |
Autores: | SILVA, DANIELE ROSARIO DA SOUZA, ELLEN SANNY BENFICA DE |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação infantil Prática Docente |
Data: | 12-Dez-2019 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci |
Descrição: | O presente artigo, resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender de que forma as professoras e os professores, especialmente, lidam com o ‘erro’ no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita pelos alunos. Para isso, enveredou no universo de uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Serra (ES). Para a coleta de dados, além da aplicação de questionários, realizou uma oficina de escrita, destinada aos studantes do ensino fundamental, promovida pelas alunas-pesquisadoras. A fundamentação teórica se deu a partir da contribuição de autores como Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Jean Piaget e Magda Soares. Conclui, entre outras questões, que a forma como se concebe a alfabetização, e tudo o que circunda o seu universo, pode influenciar a maneira de se conduzir o processo de ensino e aprendizagem, da leitura e da escrita, e a produção de (in) sucessos escolares. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2443 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALFABETIZAÇÃO O ERRO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.