Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2753
Título: A LEI MENINO BERNARDO: A AUTONOMIA DOS PAIS E A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA PRIVADA DOS CIDADÃOS
Autores: VANESSA GALIANO DIAS
Palavras-chave: Sociedade. Intervenção. Estado.
Data: 10-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Doctum de Carangola, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito. Área de Concentração: Direito Civil e Direito Constitucional. Professor Orientador: Ricardo Aparecido Araújo.
Resumo: A instituição familiar é o pilar da sociedade e passou por diversas alterações com o passar dos anos, sendo seu papel inegável no sistema jurídico-social. Ela é responsável por promover a educação dos menores bem como influenciar em seu comportamento no meio social, tendo total autonomia para tanto. Contudo, fez-se necessária a intervenção do Estado no ambiente familiar ao que se refere as formas educacionais utilizadas pelos pais, pois ao se utilizarem de castigos físicos imoderados ferem os direitos básicos de criança e do adolescente, garantidos constitucionalmente. A criação da Lei Menino Bernardo é a forma que o Estado encontrou para intervir no ambiente familiar a fim de impedir que sejam utilizados castigos físicos como forma de educação das crianças e adolescentes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2753
Aparece nas colecções:DIREITO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A LEI MENINO BERNARDO A AUTONOMIA DOS PAIS E A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA PRIVADA DOS CIDADÃOS.pdf386.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.