Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3274
Título: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE TIJOLO CERÂMICO
Autores: ALVES CORRÊA, ALEXANDRA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como intuito a análise do reaproveitamento de resíduos de estações de tratamento de esgoto na produção de tijolo cerâmico. O crescimento da produção dos resíduos sólidos é um dos problemas do mundo atual, assim como a coleta e transporte, tratamento e disposição final desses resíduos, de forma a minimizar os impactos ambientais. Esse impasse tem consumido recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Diante da problemática acerca da disposição dos resíduos sólidos gerados pelas Estações de Tratamento de Esgoto pretendeu-se com este trabalho estudar uma maneira viável de seu reaproveitamento na construção civil, por meio de sua incorporação na fabricação de tijolos cerâmicos. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia de caráter genérico e linguagem comum, a fim de propiciar a interação de uma equipe multidisciplinar, otimizando seus resultados. Os resultados alcançados neste trabalho revelaram que é possível a fabricação de tijolos cerâmicos com a incorporação das cinzas do lodo de ETE até a proporção de 5% em peso. O principal efeito deste tipo de resíduo na fabricação de tijolo cerâmico é a redução do gasto energético durante a etapa de queima. Palavras-chave: Construção Civil. Gerenciamento de Resíduos. Reutilização de lodo.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Construção Civil. Professor Orientador: Thales Leandro Moura.
Descrição: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como intuito a análise do reaproveitamento de resíduos de estações de tratamento de esgoto na produção de tijolo cerâmico. O crescimento da produção dos resíduos sólidos é um dos problemas do mundo atual, assim como a coleta e transporte, tratamento e disposição final desses resíduos, de forma a minimizar os impactos ambientais. Esse impasse tem consumido recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Diante da problemática acerca da disposição dos resíduos sólidos gerados pelas Estações de Tratamento de Esgoto pretendeu-se com este trabalho estudar uma maneira viável de seu reaproveitamento na construção civil, por meio de sua incorporação na fabricação de tijolos cerâmicos. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia de caráter genérico e linguagem comum, a fim de propiciar a interação de uma equipe multidisciplinar, otimizando seus resultados. Os resultados alcançados neste trabalho revelaram que é possível a fabricação de tijolos cerâmicos com a incorporação das cinzas do lodo de ETE até a proporção de 5% em peso. O principal efeito deste tipo de resíduo na fabricação de tijolo cerâmico é a redução do gasto energético durante a etapa de queima. Palavras-chave: Construção Civil. Gerenciamento de Resíduos. Reutilização de lodo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3274
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC CORRIGIDO.pdf3.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.