Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3421
Título: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL E SUAS FERRAMENTAS DE AUXÍLIO NA SOBREVIVÊNCIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM CARATINGA
Autores: RONAN DE ALMEIDA ALVES, FRANKLIN
NASCIMENTO ASSIS, ROSELI
Data: 30-Dez-2019
Editora: Na estrutura real do Brasil, a maioria das empresas não possui a base necessária para encarar o desafio, além disso, as dificuldades vêm crescendo junto com o fluxo de informações que faz necessário ter presente para uma boa gestão empresarial. Para um melhor desempenho na função gerencial o ponto de partida principal deve ser o planejamento, sendo um processo que auxilia na ação de tomada de decisão. A habilidade de o gestor se dá em função do uso da contabilidade gerencial como ferramenta e suporte ao planejamento. Os empresários usam a tese de que a oscilação da economia seria um dos grandes fatores para o fechamento de suas empresas e buscam reforçar os argumentos de recursos para aquisições de equipamentos. Esses fatores têm grande representatividade na administração de uma MPE, mas não deve ser considerado como o grande problema a ser solucionado. Nas MPE’s muitas das vezes o gestor deixa de praticar as etapas de execução e controle fazendo dessa forma o empresário poderá fazer escolhas que não poderá garantir a sustentabilidade de negócio por visar apenas à lucratividade em tempo real. Nesse mercado de MPE’s, a maioria aparentemente não tem preocupação com atividades internas não se fazendo um controle eficiente de suas atividades, como também demonstra se importar pouco com os registros contábeis que podem servir como uma ferramenta auxiliar para a gestão dos negócios da empresa. Desse modo, o correto é fazer inúmeros controles internos para que facilite aos gestores para tomarem decisões acertadas por estarem a par da real situação dentro das empresas. PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Gerencial, Micro e Pequenas Empresas, Gestão e Ferramentas Gerenciais.
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, orientado pelo Prof. Luciano de Souza Lucas. Área de Concentração: Contabilidade Gerencial, Sobrevivência e Micro e Pequenas Empresas.
Descrição: Na estrutura real do Brasil, a maioria das empresas não possui a base necessária para encarar o desafio, além disso, as dificuldades vêm crescendo junto com o fluxo de informações que faz necessário ter presente para uma boa gestão empresarial. Para um melhor desempenho na função gerencial o ponto de partida principal deve ser o planejamento, sendo um processo que auxilia na ação de tomada de decisão. A habilidade de o gestor se dá em função do uso da contabilidade gerencial como ferramenta e suporte ao planejamento. Os empresários usam a tese de que a oscilação da economia seria um dos grandes fatores para o fechamento de suas empresas e buscam reforçar os argumentos de recursos para aquisições de equipamentos. Esses fatores têm grande representatividade na administração de uma MPE, mas não deve ser considerado como o grande problema a ser solucionado. Nas MPE’s muitas das vezes o gestor deixa de praticar as etapas de execução e controle fazendo dessa forma o empresário poderá fazer escolhas que não poderá garantir a sustentabilidade de negócio por visar apenas à lucratividade em tempo real. Nesse mercado de MPE’s, a maioria aparentemente não tem preocupação com atividades internas não se fazendo um controle eficiente de suas atividades, como também demonstra se importar pouco com os registros contábeis que podem servir como uma ferramenta auxiliar para a gestão dos negócios da empresa. Desse modo, o correto é fazer inúmeros controles internos para que facilite aos gestores para tomarem decisões acertadas por estarem a par da real situação dentro das empresas. PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Gerencial, Micro e Pequenas Empresas, Gestão e Ferramentas Gerenciais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3421
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II - FACULDADES DOCTUM DE CARATINGA - PROTOCOLAR.pdf2.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.